manutenção de computadores

SEPN e Ifac firmam parceria para ofertar capacitação profissional no estado

O governo do Estado levará capacitação profissional aos moradores de Jordão, Feijó e Tarauacá. A iniciativa é fruto do acordo de cooperação firmado entre a Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) e o Instituto Federal do Acre (Ifac), com apoio das prefeituras desses municípios. As aulas se iniciam no próximo mês.

Com carga horária de 160 horas, o curso de manutenção de computadores será ministrado por profissionais do Ifac em espaços cedidos pelas prefeituras envolvidas. De acordo com o gestor da SEPN, Oscar Sérgio, o objetivo é gerar oportunidade de qualificação profissional tendo em vista a carência dessa capacitação nos municípios.

“No mercado profissional competitivo, sai na frente quem tiver uma base sólida de aprendizagem e certificação. Buscamos o Ifac por entender a importância da instituição nesse processo, tendo em vista que nesses municípios não há o curso nessa área. Esse é um compromisso do governador Tião Viana de gerar oportunidade a quem deseja entrar ou se manter no mercado de trabalho. Queremos ampliar o acesso de jovens a cursos de capacitação no estado”, ressaltou o gestor da SEPN.

SEPN firma parceria com o Ifac para ofertar capacitação profissional no interior do estado (Foto: Ascom/Ifac)

Rosana Cavalcante, reitora do Ifac, ressalta a importância da parceria que atende as comunidades nos locais mais distantes, gerando oportunidades para o futuro profissional das famílias.

“O objetivo do Ifac com a interiorização é ofertar novas oportunidades cada vez mais aos jovens em todo o estado, e por meios dessas parcerias alcançamos um público mais diversificado, sempre prezando pela qualidade. Dessa forma, estamos colocando à disposição nossa equipe de instrutores para ministrar as aulas. Esse é o nosso compromisso: educação pública gratuita inclusiva e para todos”, destacou Rosana.

Fabio Storch, pró-reitor de Extensão do Ifac, reafirma o compromisso da instituição com a oferta de educação profissional em parceria com a SEPN.

“Estamos muito contentes com a parceria, que vai beneficiar comunidades de locais distantes. Com apoio da SEPN e das prefeituras, teremos a possibilidade de levar qualificação profissional aos jovens que anseiam por oportunidades. Reafirmamos nosso compromisso no esforço de fortalecer as ações de educação tecnológica para as comunidades no estado”, disse.