SEPN dinamiza atuação no Vale do Juruá com espaço próprio

A Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) já  beneficiou com capacitações, através de parceria com o Instituto Dom Moacyr, centenas de pessoas no Vale do Juruá em cursos variados como o de cabeleireiro, copeiro, camareiro, doces e salgados entre outros. Além disso, centenas dos concludentes dos cursos receberam kits das respectivas profissões. Somente no fim do ano passado a SEPN entregou mais de 300 equipamentos de trabalho em Cruzeiro do Sul.

A secretária adjunta da SEPN, Silvia Monteiro, acompanhou o secretário Reis e o representou em duas reuniões (Foto: Onofre Brito)
A secretária adjunta da SEPN, Silvia Monteiro, acompanhou o secretário Reis e o representou em duas reuniões (Foto: Onofre Brito)

A secretária adjunta da SEPN, Silvia Monteiro, acompanhou o secretário Reis e o representou em duas reuniões (Foto: Onofre Brito)

A novidade é que agora a secretaria vai ter um espaço próprio em Cruzeiro do Sul, de forma a tornar mais fácil as diversas fases de apoio à população de baixa renda. O espaço ainda está sendo negociado, mas deverá ser no antigo Fórum, já que as atividades da Justiça foram todas transferidas para a Cidade da Justiça, recentemente inaugurada no bairro Boca da Alemanha.

Segundo o secretário de Estado de Pequenos Negócios, José Carlos Reis, o governador Tião Viana quer ampliar a atuação da secretaria, pois o Estado ainda tem 27 mil famílias de baixa renda o que exige um esforço redobrado no sentido da inclusão social.

O secretário conta que o governo já investiu mais de R$ 3,5 milhões na compra de equipamentos, capacitação e manutenção da secretaria. Com isso foram gerados 7.540 pequenos negócios em todo o Estado. Em 2012, a SEPN também se envolveu fortemente nas ações de solidariedade quando vários municípios ficaram alagados pelas enchentes dos rios.

Mais ações em 2013

Em sua primeira viagem a serviço no vale do Juruá  em 2013, Reis e sua comitiva vieram pela BR-364, com atividades em Feijó e Tarauacá. A partir de quinta-feira reuniu-se em Cruzeiro do Sul com cabeleireiros, manicuras, mobilizando no sentido de formar uma cooperativa do ramo. Em Mâncio Lima reuniu-se com mulheres dedicadas às atividades de estética e beleza. Na sexta-feira, em Rodrigues Alves, o secretário reuniu-se com a Colônia de Pescadores, conhecendo a realidade deles e programando uma visita técnica para atendê-los em suas demandas. Reis conta que em Rodrigues Alves, o prefeito Burica cedeu um espaço onde funciona um salão de beleza popular, para o pessoal dos pequenos negócios.

Camareiras

A secretária adjunta da SEPN, Silvia Monteiro, acompanhou o secretário Reis e o representou em duas outras reuniões: a primeira no Sebrae, em Cruzeiro do Sul com proprietários e gerentes de hotéis e camareiras. Segundo Sílvia, a SEPN está promovendo um curso de camareira ofertado pelo governo através do Pronatec, programa que tem recursos do governo federal para capacitação em diversas áreas.   Ela conta que também estão sendo ofertados, em parceria com a Associação Comercial, cursos de capacitação em diversas áreas que o comércio e o mercado local precisam.

As camareiras, segundo Silvia, também terão treinamento na área de cooperativismo para que se forme mais à frente uma cooperativa com este tipo de profissional, incluindo os garçons, que também deverão ter um curso de capacitação.

A segunda reunião se deu com presença do Sebrae, representante do Banco do Brasil e ambulantes visando pactuação de um microcrédito, especificamente para atender estes profissionais. “Eles necessitam de capital de giro para desenvolver seus pequenos negócios”, disse.

Parcerias

Segundo Reis, o governo traçou uma política de inclusão sócio-produtiva: “Não é apenas dar o peixe, mas dar a vara e ensinar a pescar, para que as pessoas possam trabalhar e ter sua renda, além do Bolsa Família”. O secretário destaca ainda a importância das parcerias, dentre elas o Sebrae, o Instituto Dom Moacyr, o Sistema S, e o dinamismo do pessoal que trabalha na secretaria.

“Temos um animado grupo de pessoas, com o espírito de abraçar as pessoas mais humildes desse estado. O governador tem um carinho muito grande pelo povo do Juruá. São pessoas trabalhadoras que estão precisando simplesmente de uma oportunidade”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter