SEPN capacita camareiros para atender crescimento da rede hoteleira

Turma de 40 camareiros tem boas perspectivas de conseguir emprego (Foto: Flaviano Schneider )
Turma de 40 camareiros tem boas perspectivas de conseguir emprego (Foto: Flaviano Schneider )

O crescimento da economia do Acre está atraindo investimentos no ramo da hotelaria e trazendo novos empreendimentos para Rio Branco. A Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) identificou a necessidade de qualificar gente para atuar nesse segmento, e desde 2012 atua articulando cursos de formação de recepcionista e camareiro, além de outras habilitações como a comunicação nos idiomas inglês e espanhol.

No momento, está acontecendo um curso de camareiro para 40 pessoas (37 mulheres e três homens) em parceria da SEPN com a Casa da Amizade. A instrutora do curso, Joseima Fernandes de Mesquita, presidente da Casa da Amizade, conta que os alunos se esforçam porque sabem que a oportunidade de conseguir um emprego nos próximos meses é grande.

“Algumas pessoas vêm do Ramal da Judia a pé para não perder o curso”, exclama. Segundo Joseima, os novos hotéis programados para inauguração na capital abrirão cerca de 400 vagas no mercado de trabalho nos próximos meses. Ela acredita que todos os 40 participantes do curso vão conseguir um emprego.

Economia crescendo

Luciana Lemos está investindo em hotelaria e ficou satisfeita com a capacitação de seus funcionários ( Foto: Flaviano Schneider)
Luciana Lemos está investindo em hotelaria e ficou satisfeita com a capacitação de seus funcionários (Foto: Flaviano Schneider)

Para a empresária Luciana Lemos, o Acre “é uma caixinha de surpresas”. Ela recentemente inaugurou em Rio Branco um hotel da rede Holiday Inn Express, no centro da cidade, com sete andares de apartamentos, e conta que, assim que ficou conhecendo o perfil dos hóspedes e quais seus interesses – os mais variados possíveis -, descobriu a grandiosidade deste Estado. “Você vê tantas pessoas, de tantos lugares, que vêm ao Acre, e quando descobre de onde elas vêm, e por que vêm, é que começa a ver o quanto este Estado tem a oferecer”, afirmou.

O Holiday Inn Express contratou grande parte da turma de camareiros preparadas pela SEPN no ano passado em parceria com a ONG Organização Social Amor e Vida (Savi).  Luciana elogia o preparo das pessoas que contratou. “São muito bem treinadas e estão me dando retorno tanto na parte operacional quanto na parte de simpatia. Elas sabem lidar com os hóspedes.”