SEPMulheres se reúne com Movimento de Mulheres e Homens de Tarauacá

Apresentação ao prefeito Rodrigo Damasceno e sua equipe do documento elaborado pela SEPMulheres para implementação de ornaismo de políticas para as mulheres em Tarauacá (Foto: Maria Meirelles)

Apresentação ao prefeito Rodrigo Damasceno e sua equipe do documento elaborado pela SEPMulheres para implementação de ornaismo de políticas para as mulheres em Tarauacá (Foto: Maria Meirelles)

Atendendo pedido do Movimento de Mulheres e Homens de Tarauacá, a diretora do Departamento de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Joelda Pais, esteve no município nesta terça e quarta-feira, 12 e 13, para reunir-se com as lideranças de mulheres tarauacaenses. Essa atividade faz parte da agenda do Mês da Mulher, que está sendo executava pelo governo do Estado.

Durante a reunião, as mulheres expuseram suas expectativas e anseios em relação à implementação de políticas públicas de gênero no município. Cerca de 30 lideranças femininas participaram do encontro, no qual foram levantadas demandas nas áreas de educação, saúde, enfrentamento à violência doméstica e inclusão socioprodutiva.

“A vinda de vocês é uma alegria para nós, porque nos lembra que temos a quem pedir ajuda. Isso nos encoraja e fortalece para que possamos continuar na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Temos um governo preocupado com as causas das mulheres e que se faz presente para pensar junto”, afirmou a coordenadora estadual do Núcleo de Educação de Tarauacá, Francisca Aragão Leite.

Ao termino do encontro, a SEPMulheres elaborou um documento contendo todas as reivindicações e demandas levantadas pelo Movimento de Mulheres Taraucaenses, para que as ações de gênero no município possam ser executadas e incluídas no plano de gestão da prefeitura.

Segundo a diretora de Direitos Humanos da SEPMulheres, Joelda Pais, a união de todos faz com que as políticas de gênero aconteçam. “É importante que governo, sociedade civil e movimento social discutam juntos as problemáticas do mundo feminino, para que as políticas publicas de gênero tenham o efeito que esperamos. A parceria entre Estado e prefeitura é fundamental para a implantação de organismos de políticas para mulheres nos municípios acreanos”, disse.

Implementando Políticas de Gênero

 

Movimento de Mulheres e Homens de Tarauacá em reunião com a equipe da SEPMulheres (Foto: Maria Meirelles)

Movimento de Mulheres e Homens de Tarauacá em reunião com a equipe da SEPMulheres (Foto: Maria Meirelles)

 

Ao ser informado do documento produzido pela SEPMulheres, a partir das reivindicações do movimento de mulheres de Tarauacá, o prefeito Rodrigo Damasceno comprometeu-se a criar, com o apoio do governo do Estado, organismos municipais de políticas para mulheres, que fortaleçam as ações de gênero no município. Em parceria com SEPMulheres, a prefeitura vai escrever um projeto para Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, que possibilita a criação de um Centro de Especializado de Atendimento às Mulheres em Situação de Vulnerabilidade.

“A nossa sociedade tem uma cultura machista, que muitas vezes culpa a própria mulher por sofrer algum tipo de violência, e isso precisa ser combatido. A criação de políticas municipais para as mulheres já fazia parte do nosso plano de gestão. Através desses organismos de políticas para as mulheres, pretendemos desenvolver campanhas que ajam diretamente na prevenção e nessa quebra de paradigma cultural”, ressaltou o prefeito Rodrigo Damasceno.

A prefeitura também irá implantar no município um Centro Especializado de Saúde da Mulher, para acolher e atender vítimas de agressão sexual, além de oferecer os exames ginecológicos rotineiros. Outro pedido atendido e apoiado pelo prefeito é a criação do Conselho Municipal de Direitos da Mulher em Tarauacá.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter