SEPMulheres participa do Encontro de Mulheres do Território Rural do Baixo Acre e Tarauacá-Envira

O encontro se deu na quinta e sexta-feira (Foto: Luciano Pontes)

Com objetivo de discutir a valorização e a participação das mulheres que trabalham na zona rural acreana, o Instituto Federal do Acre (Ifac), realizou na manhã de quinta, 25, a abertura do Encontro de Mulheres do Território Rural do Baixo Acre e Tarauacá-Envira: Gerando e Produzindo Interlocução para o Desenvolvimento Territorial.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres, (SEPMulheres) foi uma das entidades parceiras convidadas a participar do encontro, com a presença da titular da pasta, secretária Concita Maia, assim como representantes do Ministério Público Estadual, Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec).

Durante sua fala de saudação e boas-vindas às mulheres rurais no encontro, Concita Maia lembrou a importância da autonomia econômica: “Precisamos realmente fazer mais ainda para o empoderamento dessas mulheres guerreiras, que são nossas trabalhadoras rurais, e que nós consigamos também dar opções e alternativas para que possam consolidar sua independência econômica”.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifac), Luis Pedro de Melo Plese, as discussões voltadas à mulher na zona rural contribuem para a redução das desigualdades, ampliam o respeito à diversidade, como também à solidariedade e justiça social. “É preciso discutir a valorização da participação e maior inserção das trabalhadoras rurais nos debates sobre o desenvolvimento territorial que queremos”.

Após a abertura, duas palestras foram ministradas. Marlúcia Cândida, primeira-dama do Estado, levou o tema A Importância da Mulher Trabalhadora para o Desenvolvimento do Estado do Acre. Em seguida, após breve explanação da secretária Concita Maia sobre a estrutura e funcionamento da SEPMulheres, assim como o funcionamento das unidades móveis de atendimento às mulheres do campo e da floresta, a coordenadora de Inclusão Socioprodutiva da SEPMulheres, Lázara Marcelino, ministrou a palestra sobre O Fortalecimento da Cidadania e da Organização Produtiva das Mulheres Rurais do Estado do Acre.

A programação do encontro de Mulheres Rurais se estenderam durante toda a sexta, 26, com atividades desde mesa redonda sobre o papel da trabalhadora rural na sociedade até dinâmicas em grupo com os temas Violência Contra as Trabalhadoras Rurais e O Papel da Trabalhadora Rural na Sociedade.