“Sonhos para realizar vários sonhos”. É assim que Valdeci Matias descreve sua atividade em Sena Madureira. Ela vende sonhos, fabricados por ela, para realizar o sonho dela e dos filhos. Com a venda dos doces, ela ajuda na formação do filho que cursa a faculdade de física e da filha que faz zootecnia. Aposentada, a venda dos sonhos é uma forma que ela encontrou de complementar a renda da família.
Dona Valdeci faz parte do Grupo Mulheres Criativas em Sena Madureira, formado por empreendedoras com o intuito de unir forças em que todas se ajudem a vender os mais variados produtos e serviços.
Visando capacitar mulheres do grupo gerando emprego e renda, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), buscou parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas empresas (Sebrae) para a realização de um curso de capacitação sobre estratégia e gestão de negócios, para agregar valor aos seus produtos, além de fortalecer o processo de autonomia das empreendedoras.
O curso foi destinado às pessoas que desejam iniciar um negócio ou aquelas que já abriram seu empreendimento mas ainda estão em dúvida sobre alguns aspectos relacionados ao empreendedorismo.
Segundo o consultor de empresas do Sebrae, Eurivan Abreu, no mundo inteiro o empreendedorismo das mulheres mostra sua força e elas se destacam cada vez mais nos diversos setores da economia, seja no comércio, na indústria, na prestação de serviços e negócios digitais. “O Sebrae está trazendo, em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, ferramentas para que elas possam fortalecer seu poder como mulheres empreendedoras”, diz Abreu.
Dona Maria Francisca, carinhosamente chamada pelas amigas de “Quinha”, também foi uma das mulheres a participar da capacitação. Sempre sorridente, ela faz da horta comunitária do bairro Cidade Nova, que também faz parte do Grupo Mulheres Criativas, sua segunda casa.
“Trabalhar na Horta Comunitária está sendo muito valoroso para mim. Aqui eu aprendo todos os dias, e com a renda posso comprar meu pão, meu leite e também aproveito para fazer bolo para vender na feira junto com as hortaliças, que ajudam a complementar a minha renda”, conta. “Agora, com esse curso, eu aprendi bem mais. Agora sei como abordar meu cliente, e dessa maneira tenho certeza de que vou vender muito mais.”
Rosângela Oliveira, que trabalha com artesanato e bordados em toalhas e guardanapos, se sentiu valorizada e destacou. “Essa parceria entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres e o Sebrae só veio a somar no meu trabalho, aprendi muito e agora tô sentindo o meu trabalho valorizado.”
A gestora da SEPMulheres, Concita Maia, falou sobre a importância da capacitação. “Para nós, do governo do Estado, é muito importante estarmos reunidas e reunidos nesse momento, estamos trazendo hoje esse curso de capacitação que foi um compromisso firmado com o Grupo Mulheres Criativas durante o “Mulher Cidadã”. Queremos aqui, junto a essa parceria com o Sebrae, que vocês possam se empoderar ainda mais, consigam gerenciar melhor os seus negócios e tenham a sua autonomia econômica”, diz a secretária.
Toda essa ação, faz parte de um trabalho continuado da Coordenação de Inclusão sócio produtivo da Secretaria de Políticas para as Mulheres, que atenderá os 22 municípios, levando respeito, cidadania e autonomia econômica para as mulheres.