Na manhã desta sexta-feira, 19, foi realizado no auditório da Escola Dom Júlio Matioli, em Sena Madureira, o encontro para apresentar o projeto de lei que amplia a licença-maternidade das servidoras estaduais civis e militares para 180 dias e a licença-paternidade dos servidores para 15 dias.
Estiveram presentes a secretária de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Concita Maia, os deputados estaduais Eduardo Farias, relator do projeto de lei e Gilberto Diniz que faz parte da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre, a deputada estadual Toinha Vieira, o vice-prefeito do município Hermano Costa Filho, o vereador Caju Diniz, o assessor de articulação Institucional do Governo, Adonai de Oliveira Brito, além dos servidores e estudantes da rede pública.
A SEPMulheres está realizando plenárias nos municípios para esclarecer todas as dúvidas que possam surgir. “Além de esclarecer dúvidas, esses encontros nos ajudam a pensar em situações que possam surgir. E nada melhor que as próprias servidoras e servidores para fazerem essas perguntas”, explicou a Concita Maia.
Para o deputado estadual Gilberto Diniz essa conquista é para ser comemorada entre todos. “Sou oposição, mas isso não quer dizer que vou deixar de concordar e apoiar como tenho feito, um projeto tão importante como esse. E posso garantir que todos os deputados estão certos disso, também”, declarou o deputado.
A deputada Toinha Vieira se declarou satisfeita com a presença de todos no município. “Esse tipo de atitude, de vir ao município, falar sobre o projeto de lei, ouvir a comunidade merece os parabéns. São iniciativas assim que nós trabalhadores do povo precisamos para mostrar para a cidade que nos elegeu que estamos fazendo algo”, disse Toinha.
O vice-prefeito de Sena Madureira, Hermano se declarou defensor das causas relacionadas às mulheres. “Sena Madureira é um município de vanguarda. Nós temos a lei municipal que já dá esse benefício às servidoras municipais. Como não concordar que o mesmo seja feito para as servidoras estaduais?”, completou o vice-prefeito.
O deputado Eduardo Farias falou sobre o histórico do projeto de lei e os benefícios que toda a sociedade vai ter. “Essa é uma luta antiga das mulheres. E hoje estamos conseguindo realizar isso por conta da sensibilidade do governador Tião Viana. É algo que beneficia diretamente as servidoras e servidores do estado e, indiretamente, toda a sociedade já que uma criança que é amamentada até seis meses fica muito mais forte e saudável”, explicou.
Durante o encontro os estudantes participaram ativamente fazendo perguntas que foram esclarecidas. “Conversar com todos é de uma satisfação imensa. É essa participação que queremos. Estamos saindo de Sena Madureira com todos esclarecidos e também com perguntas pertinentes que serão estudadas e, quem sabe, podem ser incluídas como emendas, mas não paramos aqui”. Na próxima semana, o encontro será em Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e, depois, em Brasileia.