SEPMulheres apresenta políticas de gênero na Terra Indígena Kampa

Com o intuito de promover as políticas públicas de gênero nas localidades mais longínquas, a titular da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Concita Maia, visitou na semana passada a aldeia Apiwtxa, localizada na Terra Indígena Kampa do Rio Amônia. O território faz parte da regional do Alto Juruá e também é habitado pelo povo Ashaninka.

Concita Maia reuniu-se com as indígenas para levantar demandas e propor ações de gênero (Foto: SEPMulheres)
Concita Maia reuniu-se com as indígenas para levantar demandas e propor ações de gênero (Foto: SEPMulheres)

O objetivo da visita foi apresentar à comunidade os programas de governo, além de conhecer a realidade local e as dificuldades que os ashaninkas enfrentam em seu dia a dia. Na ocasião, Concita Maia reuniu-se com as mulheres indígenas para levantar demandas e propor ações de gênero dentro da aldeia.

Como desdobramento da roda de conversa, surgiu a proposta de construção de um Centro de Apoio à Saúde Indígena, espaço destinado ao atendimento ginecológico e os mais diversos tratamentos alternativos da floresta. A ideia agrega ainda o cultivo de um viveiro de plantas medicinais, com uma vasta diversidade de espécies.

Segundo a liderança indígena, Dora Piyãko, a proposta do Centro de Apoio é um desejo antigo de toda a comunidade Ashaninka. “Já faz um tempo que sonhamos com esse espaço, mas ainda não tínhamos conseguido apoio para realizar. Fico feliz por essa primeira conversa com o governo ereceber manifestação de apoio para executar o projeto”, afirmou.

Ao término da reunião, a secretária apresentou a campanha estadual “Violência Contra a Mulher, Basta!”. “Trabalhamos em parceria com as mulheres. Não impomos programas, nós levantamos demandas e promovemos ações em cima disso. Por isso, viemos conversar com as Ashaninkas para que, juntas, possamos construir um Acre de oportunidades para os povos indígenas”, ressaltou Maia.