SEPMulheres apresenta políticas de gênero a produtoras do Alto Acre

Na ocasião foi criado o grupo de mulheres rurais Unidas Venceremos (Foto: Maria Meirelles/SEPMulheres)
Na ocasião foi criado o grupo de mulheres rurais Unidas Venceremos (Foto: Maria Meirelles/SEPMulheres)

A titular da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Concita Maia, reuniu-se no último sábado, 3, no Centro de Reflorestamento e Divulgação Ambiental, na Vila Pedro Sinatra, com as produtoras rurais do Alto Acre para apresentar as políticas públicas específicas para as mulheres do campo e levantar demandas.

Na ocasião foi criado o grupo de mulheres rurais Unidas Venceremos. A proposta é de que, posteriormente, a equipe possa se tornar uma cooperativa. “O sentimento é de renascimento. Estou certa de que a parceria com a SEPMulheres será muito importante para o processo de fortalecimento e organização do nosso grupo”, afirmou a produtora rural Regina Rodrigues de Freitas.

Cozinha comunitária

Como desdobramento da reunião, surgiu a proposta de construção de um restaurante comunitário, para que as produtoras possam, juntas, gerir uma cozinha comunitária que, além de beneficiar a comunidade, irá gerar renda para as camponesas.

Residem na Vila Pedro Sinatra cerca de 350 famílias. “Temos aqui um número expressivo de famílias, sem falar que estamos à margem da Estrada do Pacífico, onde há um bom fluxo de turistas. Portanto, o empreendimento do restaurante popular tem tudo para dar certo e gerar renda”, explicou a camponesa Ivanilde da Silva.

“Em breve ofereceremos o serviço móvel de atendimento, reivindicado pela Marcha das Margaridas e atendido pela presidente Dilma Rousseff. A cozinha comunitária será mais uma conquista das mulheres do campo, em parceria com o governo do Estado. Estamos trabalhando juntas para construir um Acre com equidade de gênero e oportunidades”, destacou Concita Maia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter