SEPMulheres adere a campanha virtual contra violência sexual

Mais de 60% dos brasileiros acham que mulheres que usam roupas curtas merecem ser atacadas (Foto: (Maria Meirelles/SEPMulheres)
Ativistas se pronunciam contra cultura de violência sexual no país  (Foto: Maria Meirelles/SEPMulheres)

A Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) aderiu nesta segunda-feira, 31, à campanha virtual “Eu não mereço ser estuprada, ninguém merece”, lançada, na rede social Facebook, pela jornalista Nana Queiroz. A ação faz crítica ao resultado da análise de opinião, feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que revelou dados alarmantes sobre tolerância à violência contra a mulher no Brasil.

Segundo o estudo divulgado pelo Ipea na última semana, 65% dos brasileiros acham que mulheres que usam roupas curtas merecem ser atacadas (estupradas). Também é majoritário o grupo que acredita que, “se a mulher soubesse se comportar”, as estatísticas de estupro seriam menores. A pesquisa ouviu 3.810 pessoas entre maio e junho do ano passado em 212 cidades. Do total de entrevistados, 66,5% são mulheres.

Para a titular da SEPMulheres, Concita Maia, a pesquisa mostra o índice de adoecimento da sociedade brasileira. “Lamentavelmente ainda nos deparamos com a visão equivoca de que a mulher é que é a provocadora da violência. Isso nos instiga a continuar seguindo no enfretamento a todos os tipos de violência praticados contra as mulheres do Acre”, ressaltou.

Para participar da campanha, nas redes socais, use as hashtags: #EuNãoMereçoSerEstuprada, #NinguémMerece ou envie fotos com as mesmas frases, para o email assessesoria.mulher@gmail.com. Para maiores informações, ligar no (68) 3224-1661.