O Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan) lançou, durante o 95º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, realizado de quarta, 3, a sexta-feira, 5, no Rio de Janeiro (RJ) a 2ª edição da Revista Planejamento e Futuro. O Acre se destacou com o apoio da pasta estadual de Planejamento (Seplan) aos municípios acreanos na elaboração dos Planos Plurianuais. A revista ainda trouxe o artigo do secretário Ricardo Brandão, abordando a experiência do Acre no desenvolvimento sustentável e desafios territoriais na Amazônia.

A revista conta com artigos e matérias produzidas pelas assessorias de comunicação dos 26 estados e Distrito Federal. De acordo com o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), Fabrício Marques, a nova edição da revista consolida o esforço de fortalecer o planejamento público no país, ao reunir experiências exitosas das unidades da federação. “A revista é um repositório de soluções e aprendizados, ajudando a iluminar os desafios da gestão pública em cada região do país, além de fortalecer a marca do Conseplan e documentar os avanços do Conselho”, afirmou.
A reportagem, que destaca o trabalho da Seplan com as secretarias municipais de planejamento, aborda a importância do fortalecimento das ações de apoio da Seplan aos municípios acreanos, essencial para garantir que cada prefeitura consiga enfrentar, com qualidade técnica e visão estratégica, o desafio de elaborar o Plano Plurianual (PPA) 2026–2029.

Diante de uma nova gestão municipal, muitos municípios ainda dispõem de equipes reduzidas e pouca integração entre áreas, o que pode comprometer a efetividade desse instrumento fundamental para orientar investimentos e políticas públicas.
Ao promover metodologias alinhadas às práticas do Estado e do governo federal e oferecer suporte direto às administrações municipais, o governo do Acre contribui para que os planos locais sejam mais consistentes, integrados e capazes de gerar resultados concretos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico, fortalecendo assim todo o território acreano.
A publicação pode ser acessada Aqui
95º Fórum Nacional de Secretários do Planejamento
Além do lançamento da revista e das dinâmicas de integração, o fórum teve ainda uma reunião de alinhamento entre os conselheiros e apresentou uma série de painéis temáticos voltados ao fortalecimento das políticas de planejamento público no país. Entre eles:
“Estratégia Brasil 2050 – Avanços e desafios”, ministrado pela secretária nacional do Planejamento, Virgínia de Ângelis;
“Estruturação do Sistema de Planejamento e Orçamento do Estado do Rio de Janeiro: redes funcionais e integração dos processos de trabalho”, com o subsecretário de Planejamento do Rio de Janeiro, Rafael Abreu;
“Relevância da revisão de gasto em um contexto de desafio fiscal complexo”, conduzido pelo especialista sênior em Gestão Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Andre Martinez;
“Case – Governo Digital no Brasil”, apresentado pela head de Engenharia de Vendas da X-VIA Tecnologia, Brenda Braga;
“Emendas parlamentares e fragilização do orçamento público”, com o especialista e assessor de Economia e Orçamento Público no Senado Federal, Dalmo Palmeira;
“Avaliação de políticas públicas no governo federal: Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Metodologia de Avaliação Padronizada”, apresentado pela secretária adjunta do Ministério do Planejamento e Orçamento, Ellen Benedetti, e o subsecretário substituto do MPO, Leonardo Mello.

Reconhecido como um dos principais espaços de articulação entre secretarias estaduais de planejamento, o Fórum promoveu debates técnicos e estratégicos voltados à construção de soluções para os desafios da gestão pública. A programação incluiu reuniões dos grupos de trabalho temáticos, com foco em áreas como Gestão de Investimentos Públicos; Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos; Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas; Planejamento de Longo Prazo; e Comunicação Institucional.








