Seplan e Sead ministram curso sobre gestão de dados e indicadores

A secretarias de Estado de Planejamento do Acre (Seplan) e de Administração (Sead), por meio do Departamento de Formação e Capacitação do Servidor (Decap), realizaram nesta sexta-feira, 1º, o encerramento do curso “Publicadores de dados: da gestão estratégica à abertura”, que teve início na segunda-feira, 26.

O curso foi ministrado 100% online e tem como objetivo fortalecer a Política Estadual de Gestão de Dados e Indicadores, que é coordenada pela Seplan e parte integrante da Agenda Acre 10 Anos, de modo a aperfeiçoar o monitoramento e governança, com foco em resultados das ações de governo, executadas pelas secretarias de Estado.

O curso visa capacitar os participantes a entender e implementar práticas relacionadas à gestão e publicação de dados. Foto: Ascom/Seplan

Segundo a chefe de Planejamento da Secretaria de Estado de Comunicação, Íris Rosas, que participou da instrução, a experiência adquirida no curso foi inovadora. “Aprendemos que a gestão da informação é um conjunto de processos que diz respeito à coleta, ao armazenamento, à organização e à utilização de dados presentes no nosso dia a dia. Como servidores, esse curso possibilita melhor desempenho e a tomada de decisões mais assertivas para atender melhor a população acreana”, destaca.

Foram ofertadas 20 vagas para servidores de dez instituições do Poder Executivo estadual, tendo como ênfase promover a transferência e a acessibilidade aos dados por meio de técnicas relacionadas à implantação e publicação de informações, desde a gestão estratégica até a sua disponibilização ao público.

Segundo Thiago de Oliveira, analista de sistemas da Sead, a iniciativa agrega conhecimento. “Esse curso trata dos dados abertos e beneficia a sociedade civil, pesquisadores e instituições. Com a plataforma, é possível ter todas as informações necessárias para realizar trabalhos ou estudos”, explica.

O treinamento foi  financiado pelo Fundo de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Estado do Acre e está dividido em cinco módulos: Compreender, Planejar, Desenvolver, Abrir e Conectar, por meio dos quais serão apresentados conceitos e ferramentas para planejar e promover a gestão estratégica e a abertura de dados em organizações, sobretudo públicas.

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