planejamento

Seplag realiza reunião de avaliação de ações dos quatro primeiros meses de 2021

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), realizou, do dia 26 de abril a 3 de maio, reuniões do Ciclo de Planejamento com diretores e chefes de Departamento da Secretaria. As reuniões, individuais com cada diretoria e departamentos vinculados, teve como objetivo o monitoramento do Plano de Ação, pactuado com os setores em dezembro de 2020. Foi um momento de apresentação e avaliação das ações realizadas nos primeiros quatro meses de 2021, dinamizando e estabelecendo metas com base no Plano Plurianual do Estado, o PPA.

Durante sete dias, as diretorias se reuniram no auditório da PGE. Foto Welton Bonaparte

Sete diretorias e cinco departamentos, ligados diretamente ao Gabinete do Secretário, fazem parte da estrutura organizacional da Seplag. Durante as reuniões, houve o alinhamento das ações, debatendo e apresentando o planejamento estratégico de seus setores.

Segundo Iara Bezerra, chefe do Departamento de Planejamento e Orçamento Setorial, responsável por elaborar o planejamento organizacional da Seplag, essas reuniões, que se tornarão bimestrais, são importantes para traçar e corrigir as ações com base no PPA, quando necessárias.

Sete diretorias e cinco departamentos, ligados diretamente ao Gabinete do Secretário, fazem parte da estrutura organizacional da Seplag. Foto: Welton Bonaparte

“A gente tem na secretaria, pelo seu tamanho, as diretorias que desenvolvem o seu trabalho em áreas muito específicas, e temos um planejamento para quatro anos, que é o PPA, e a partir dele temos um planejamento anual executado em cada diretoria”.

A Seplag irá iniciar um processo de monitoramento da execução desse planejamento, o que possibilita a mensuração dos avanços, e permite também avaliar a necessidade de correção de rumos. “Possibilitando a tomada de decisão no tempo certo para que não se perca a capacidade de estar no tempo certo nas ações”, explica Iara Bezerra.

Recentemente, a Seplag passou por uma reestruturação, e apresentou o novo organograma já com base em contínuos ajustes que vêm sendo realizados no decorrer de 2020, ano em que Ricardo Brandão assumiu a pasta. Para o secretário, esses alinhamentos que estão sendo realizados com a retomada do planejamento setorial auxiliam ao servidor a se enxergar como parte de todo o processo de gestão.

Reuniões serão realizadas bimestralmente. Foto: Cedida

“Temos que nos perceber fazendo a diferença. Procurar fazer o melhor sem ter o desgaste, com a clareza de onde queremos chegar, reorganizar e não parar de fazer. A Seplag não para, porém somos provocados a agir na rotina. Se não paramos e dedicamos um percentual do dia ao planejamento, a gente vai viver de rotina. A ideia é que possamos enxergar o que foi feito e nos colocar no contexto, não esperar sermos instigados por outros setores”, explica.