Seplag realiza palestra sobre empoderamento feminino

Por Aldeir Oliveira

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Acre (Seplag), por meio do Departamento de Humanização (Dehum) e do Departamento de Capacitação do Servidor (Decap), realizou na tarde desta terça-feira, 8, a palestra O Desafio de Ser Mulher e os Avanços para o Empoderamento Feminino, em alusão à Semana da Mulher, período de atividades voltadas para as servidoras da pasta. O evento foi realizado na Filmoteca Acreana, na Biblioteca Pública de Rio Branco.

A palestra foi parte da programação da Semana da Mulher. Foto: Neto Lucena/Secom

A palestra foi ministrada pela advogada Helcínkia Albuquerque dos Santos, professora do curso de Direito do Centro Universitário Uninorte e conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Helcínkia é mestre em Direito pela Universidade de Marília (SP) e doutoranda em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (SC).

O evento foi dirigido às servidoras da Seplag. Foto: Neto Lucena/Secom

A apresentação abordou as conquistas das mulheres ao longo da história da humanidade e a evolução de seus direitos até os dias atuais, além de salientar as dificuldades de ser mulher em uma sociedade historicamente patriarcal. A palestrante apresentou métodos de empoderamento feminino, demonstrando que, apesar dos obstáculos diários, a mulher é capaz de alcançar o espaço que quiser, na carreira profissional e vida pessoal.

“A palestra superou minhas expectativas. Gostei muito dos temas abordados. Nós aprendemos muito, e é um conhecimento que vamos levar para o nosso dia a dia, nossas famílias, nossos filhos e principalmente nossas filhas. Foi maravilhosa. Se houver outra edição, eu quero participar novamente”, afirma a servidora pública estadual, Clauzida Solange Ramires Fidelis, auxiliar operacional de serviços diversos da Seplag.

A palestrante Helcínkia Albuquerque, mestre e doutoranda em Direito, é advogada e professora do ensino superior. Foto: Neto Lucena/Secom

Helcínkia apresentou às servidoras tópicos como direitos humanos, minorias sociais, grupos vulneráveis, direitos da mulher, direito à igualdade, paridade, dignidade humana e empoderamento feminino.

“É importante a conscientização da sociedade acerca da eliminação de todas as formas de discriminação contra as minorias sociais e o encorajamento à conquista de novos espaços de poder”, afirmou a palestrante.

A gestora de políticas públicas Elynalia Lima foi uma das contempladas no sorteio de brindes ao fim da palestra. Foto: Neto Lucena/Secom

O encerramento do evento se deu com um sorteio de brindes às servidoras.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter