Seplag inicia último módulo do Curso de Instrumentos da Gestão Pública

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Acre (Seplag), dará início nesta segunda-feira, 23, ao último módulo do Curso de Instrumentos da Gestão Pública. Foram quatro módulos planejados com o objetivo de aprofundar o conhecimento do servidor público que trabalha na área de planejamento de cada secretaria de Estado nos processos das ferramentas da gestão governamental. O curso será ministrado até 27 de agosto, no auditório da Biblioteca Pública, em Rio branco, das 14 às 18 horas.

O módulo IV tem como objetivo focar a elaboração de indicadores, e será ministrado por Marky Brito, chefe do Departamento de Estudos, Pesquisas e Indicadores da Seplag (Deepi). Marky é engenheiro florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia, com MBA em Gestão de Projetos pela FGV, possui 24 anos de experiência profissional, com foco em gestão de projetos, recursos florestais, políticas públicas e desenvolvimento florestal na Amazônia brasileira.

“Irei fazer um alinhamento do conceito, apresentar o que é de fato um indicador, qual é a finalidade, o benefício de se adotar o uso de indicadores na administração pública, como é que medimos esses indicadores, os atributos que eles têm, os tipos, como se constroem, as etapas, a documentação, enfim, as limitações que a gente tem também e, por fim, como comunicar os resultados”, explica Marky Brito, instrutor do curso.

Os indicadores são formas de representação quantificável de características de produtos e processos, utilizados para acompanhar e melhorar os resultados ao longo do tempo. Marky  Brito fala que esses indicadores já são utilizados pelo governo do Estado, como na elaboração do Plano Plurianual (PPA), e em outros documentos importantes para o orçamento e ações de planejamento do Estado.

“É de extrema importância apresentar o universo de indicadores para os servidores que estão diretamente ligados ao planejamento e a execução de atividades, e essa então seria uma primeira abordagem para a gente poder relacionar todo o trabalho desses servidores, de suas secretarias, ao desempenho, ao resultado, ao que realmente tem que ser dado foco para que se alcance as metas e os objetivos de cada secretaria”, afirma.

O conteúdo programático será desenvolvido por meio de explicações teóricas, debates, exposição de dúvidas e atividades extraclasse. Para mais informações, basta entrar em contato com o Decap pelo e-mail: decap.servidor@ac.gov.br.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter