A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Acre (Seplag), por meio do Departamento de Capacitação do Servidor (Decap), finalizou nesta quinta-feira, 16, o curso de Gestão de Recursos Públicos – Compras (GRP) que tinha como público-alvo os servidores da Secretaria de Educação (SEE). O curso, que teve início na segunda-feira, faz parte do calendário de capacitações oferecidas ao longo dos meses de junho, julho, agosto e setembro.
O objetivo principal foi capacitar e qualificar os servidores da SEE para o uso da ferramenta de gestão de compras e licitação do Estado, especificamente o módulo de compras, em relação à instrução processual no ambiente do sistema. O curso foi direcionado para servidores, agentes públicos que atuam nos setores financeiro e de gestão de contratos da secretaria.
“É esperado que todos tenham adquirido expertise nos entendimentos teórico e prático sobre a ferramenta, entendendo seu funcionamento, seus preceitos e importância para a gestão, no que se diz respeito ao desenvolvimento das atividades, procedimentos que compõem o rito licitatório, da melhor forma possível”, explica Luan Sarkis, chefe de Divisão de Infraestrutura e Monitoramento de Sistemas (Disis) da Seplag, responsável por ministrar esse curso.
Com carga de 20 horas-aula, foram utilizadas várias metodologias de exposição, como apresentação de slides, casos práticos, técnicas de uso de ferramentas usando o conhecimento aplicado à realidade dos órgãos da administração pública e materiais didáticos completos para fonte de pesquisa e aprofundamento do assunto.