compromisso

Seplag conta com nova infraestrutura para oferta de capacitação aos servidores do Estado

Por Aldeir Oliveira

Seguindo com o compromisso de capacitar e valorizar o servidor público, o Departamento de Capacitação do Servidor (Decap) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), conta agora com uma nova estrutura para atender os servidores que buscam novas técnicas e conhecimentos por meio dos cursos, palestras e oficinas oferecidas pelo governo do Estado. O novo prédio está localizado na Estrada do Aviário, anexo à Diretoria de Patrimônio da Seplag, próximo ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).

O Decap opera agora em anexo à Diretoria de Patrimônio da Seplag Foto: Mariá Thaumaturgo/Decom Seplag

O espaço conta com uma completa infraestrutura pronta para a oferta de diversos tipos de capacitações, destacando um laboratório de informática, um auditório e uma sala de aula. Para inauguração desse espaço estão sendo oferecidas três formações aos servidores: Curso Básico de Libras, Gerenciamento de Conflitos, e Compras Públicas: Planejamento da Fase Interna da Licitação. O primeiro é formação continuada, os demais se encerram nesta sexta-feira, 29.

O curso de Gerenciamento de Conflitos é um dos primeiros a ser realizado no novo espaço. Foto: Mariá Thaumaturgo/Decom Seplag

O chefe do Decap, Glauber Abecassis, demonstra gratidão e entusiasmo com o novo espaço: “Esperamos poder receber cerca de 100 servidores diariamente. Seguimos nessa empreitada para ajudar os servidores na sua formação continuada e também a inicial”.

O chefe de Departamento Glauber Abecassis é grato pelos esforços da gestão atual na valorização da educação do servidor. Foto: Mariá Thaumaturgo/Decom Seplag

“Eu acredito que o aprendizado para os alunos se dá efetivamente no momento que estamos o tempo todo com eles e esse novo prédio proporciona essa experiência, esse sentimento de apropriação”, é o que acredita a chefe da Divisão Pedagógica do Decap, Marisete Paiva. “Temos salas de aula, temos auditório, temos laboratório de informática. Então, tudo colabora para que o aprendizado dos servidores se dê de maneira mais efetiva”, concluiu.

A chefe da Divisão Pedagógica do Decap, Marisete Paiva, tem grandes expectativas para as formações daqui em diante, tudo graças à nova infraestrutura concedida. Foto: Mariá Thaumaturgo/Decom Seplag

Para a chefe da Divisão de Logística do Decap, Sâmara Sales de Oliveira, a experiência de contar com estrutura própria é gratificante e um reconhecimento dos esforços de todos os envolvidos em melhor capacitar o funcionalismo acreano: “Sinto-me muito feliz e honrada por estar agora nesse novo prédio, com uma infraestrutura mais completa. Pretendemos agora diversificar os cursos oferecidos aqui pelo departamento e também oferecer um número ainda maior de cursos para os servidores”.

A técnica em Gestão Pública, Georgia Araújo Tavares, aluna do curso de Gerenciamento de Conflitos, salienta a importância do Estado possuir um local próprio para a formação continuada de seus servidores: “É muito importante termos esse local como uma escola de aprendizado. Como servidora antiga, eu senti muita falta de um espaço para capacitação como este para elevar o nosso conhecimento”.

O que está rolando?

O curso Básico de Libras é ministrado pela professora Eliane Vilela da Silva. Servidora do Estado, Eliane possui pós-graduação em Libras-Língua Brasileira de Sinais/Educação de Surdos/Interpretação/Tradução, pela Faculdade São Francisco de Barreira (Fasb), além de possuir mais de 700 horas de formação continuada na área da Libras. Com a oferta do curso aos servidores públicos, o governo do Estado novamente ratifica a importância da Lei nº 10.436/2002, que reconhece a Libras como língua oficial da comunidade surda e garante qualidade no atendimento a todos os cidadãos de forma efetiva.

O curso de Gerenciamento de Conflitos é ministrado por Catarina Valente de Freitas, chefe da Divisão de Pessoas da Fundação Elias Mansour (FEM). Catarina possui em sua formação acadêmica dois MBAs, um em Gestão Pública, com ênfase em controle externo, e outro em Gestão Estratégica de Pessoas, além de estar finalizando sua graduação em Administração e ser analista comportamental DISC. O curso aborda os diversos aspectos e as situações de conflito dentro do ambiente de trabalho, como tais situações devem ser resolvidas e de que maneira podemos utilizar os conflitos como força motriz para uma melhora e um impulsionamento rumo às mudanças.

O curso de Compras Públicas é ministrado pelo chefe da Divisão de Aquisições da Seplag, Aléf Nogueira de Lima. Formado em Administração pela Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), Aléf possui MBA em Governança Pública e Gestão Administrativa e pós-graduação em Direito Público com ênfase em Contratos e Licitações, ambos pela Faculdade Educacional da Lapa (Fael). O curso busca esclarecer os processos e trâmites de compras e licitações públicas, dirimir as dúvidas e auxiliar os servidores a usarem de forma útil essa ferramenta pública, buscando sempre melhorar o atendimento e serviço oferecido à população do estado.