Sepa realiza visita técnica em Senador Guiomard

A equipe da Secretaria de Produção e Agronegócio do Acre (Sepa) realizou uma visita técnica em uma das empresas locais de derivados de leite, a Laticínio Queijaria Extra, localizada na BR-364, km 39, no município de Senador Guiomard. A visita ocorreu no último sábado, 24,  e foi solicitada pela prefeita do município, Rosana Gomes.

Cerca de 220 produtores dos municípios de Acrelândia, Senador Guiomard e Plácido de Castro comercializam o leite com o laticínio. Foto: cedida

O encontro reuniu produtores da agricultura familiar, vereadores, técnicos e empresários com objetivo principal de definir estratégias para fomentar a cadeia produtiva do leite no município.

De acordo com o titular da Sepa, Nenê Junqueira, a empresa é responsável por abastecer a capital Rio Branco e Cruzeiro do Sul, com uma capacidade de produção de aproximadamente 11 mil litros por dia, produzindo até 17 mil litros na alta temporada, entre os meses de outubro e janeiro. Cerca de 220 produtores dos municípios de Acrelândia, Senador Guiomard e Plácido de Castro comercializam o leite com o laticínio.

“Estamos aqui atendendo a um compromisso do governo Gladson Cameli, de incentivar o produtor rural, sabemos que Senador Guiomard tem um potencial enorme e é destaque na cadeia produtiva de leite do estado. Estamos aqui para prestar apoio e reafirmar o nosso compromisso de estar presente e caminhar junto com o produtor”, afirmou Junqueira.

O empresário Francélio Guerra é o fundador da empresa, que está em funcionamento há mais de 20 anos. Para ele, o apoio e incentivo do governo são fundamentais. “Dentro da nossa atividade, é praticamente impossível tocar adiante os projetos sem o apoio do governo do Estado. Esse incentivo significa muito, principalmente na parte de infraestrutura de ramais e na própria produção do leite”, ressaltou.

Na ocasião, o secretário Junqueira também participou de uma reunião com os produtores e, entre as pautas discutidas, foi destaque a elaboração de estratégias para impulsionar a produção do leite no município, que possui a maior bacia leiteira do estado.

“A cadeira produtiva do leite aqui em Senador Guiomard é a maior do Acre e nós precisamos unir forças para alavancar ainda mais, por isso esta visita é de fundamental importância para o futuro do segmento, que gera renda a tantas famílias”, destacou Gleisson Lopes, secretário de Agricultura de Senador Guiomard.

Gestores visitaram produtores rurais da região. Foto: cedida

Durante a visita, a equipe técnica aproveitou para acompanhar de perto o cultivo de banana na propriedade do produtor Valter Farias, que conta com o apoio da Sepa para manter a qualidade considerada de alto padrão da produção. Ao todo são seis hectares de terra e dez mil pés de bananas plantados no período de aproximadamente dois anos.

“Reafirmar essa parceira com o governo do Estado é fundamental, porque sabemos que produtor nenhum faz nada sozinho, sem apoio, é muito difícil. Então a vinda do secretário aqui significa muito para nós, porque aqui ele tá acompanhando de perto a nossa realidade”, falou Farias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter