Sepa e Sebrae realizam curso de cafeicultura aos produtores de Epitaciolândia e Brasileia

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Acre) dão prosseguimento ao Circuito Tecnológico da Cafeicultura.

Os cafeicultores aprendem técnicas desde o preparado da área até a colheita e pós-colheita. Foto: ilustrativa/acerco da Sepa

As equipes técnicas estarão ministrando o Curso de Cafeicultura aos produtores nesta quarta e quinta-feira, 14 e 15, na Associação Santa Fé, situada na altura do km 32 da BR-317, no Ramal Porto Rico, em Epitaciolândia. A capacitação irá beneficiar aproximadamente 20 produtores de café e será extensiva também aos que residem em Brasileia (AC). A iniciativa já contemplou outros 63 produtores em Porto Acre, Senador Guiomard e Acrelândia. A meta até o fim do ano é capacitar aproximadamente 90 pessoas.

No curso, os cafeicultores aprendem técnicas desde o preparo da área até a colheita e pós-colheita. Com isso, eles aumentam a produtividade sem aumentar o tamanho de área plantada e, inclusive, sem a necessidade de desmatar novas áreas para o cultivo. A chefe da Divisão de Fomento da Sepa, Michelma Lima, explica que no primeiro dia são ministradas aulas teóricas e na metade do segundo dia eles colocam em prática o que aprenderam na lavoura de café.

Produtores aumentam a produtividade sem aumentar o tamanho da área plantada e sem a necessidade de desmatar novas áreas. Foto: ilustrativa/acervo da Sepa

O gestor da Sepa, Edivan Azevedo, destaca que o conhecimento repassado pelos especialistas do Sebrae proporciona ao pequeno produtor a devida orientação aliada à agregação de tecnologias, o que permite aumentar a produtividade com técnicas voltadas para a boa escolha de mudas, o bom plantio e podas de colheita, facilitando, assim, a identificação do melhor período para colheita.

Chefe da Divisão de Fomento da Sepa, Michelma Lima destaca que a meta é capacitar mais 90 produtores de café. Foto: ilustrativa/acervo da Sepa

“A cultura do café tem se expandido por todo o nosso estado. O curso faz parte do circuito tecnológico de cafeicultura promovido pelo Sebrae com apoio da Sepa e tem como objetivo apoiar produtores rurais que já tem plantação de café ou que querem iniciar essa cultura em suas terras”, explica Edivan Azevedo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter