O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), conclui nesta sexta-feira, 28, a execução dos serviços de revitalização e adequação no acesso à Escola Estadual de Ensino Fundamental I-II Clínio Brandão, localizada na Rodovia BR – 364, no bairro Floresta Sul, em Rio Branco.

De acordo com a fiscal da pasta de Obras Públicas, Camilla Paiva, as melhorias estruturais alcançaram a fachada e a entrada da escola, bem como o calçamento da Rua José Bonifácio da Silva, visando assegurar acessibilidade a todos os estudantes e funcionários da instituição.
“As calçadas na frente da escola apresentavam problemas de afundamento, trincas, fissuras e empoçamento de água próximo ao muro de arrimo já existente. Foi necessária a demolição total dos pisos que apresentavam esses problemas e o posterior refazimento dessas calçadas, com a correção dos problemas citados, garantindo a segurança e melhorando a acessibilidade nesses locais”, explica a engenheira civil.

A engenheira informou também que foram realizados “os serviços de execução de piso tátil na rampa de acesso e na escada já existentes, bem como a execução de guia de balizamento da rampa, de forma a atender as normas técnicas de acessibilidade”.
Para John Lima, pai do estudante José Lima, a conclusão do serviço é benéfica para todos. “Com estacionamento, calçada e rampa adequados facilita a vida dos pais e dos alunos”, afirma.

A Seop concluiu diversos serviços, tais como: finalização do passeio público da Rua José Bonifácio da Silva, paralelo à execução de um muro de arrimo no limite da calçada, em virtude da altura elevada do terreno já existente no local, com o objetivo de evitar o deslocamento indesejável do solo, prevenindo erosões e desmoronamentos.

Também foi realizada a regularização do piso de concreto armado da rampa, que apresentava desníveis e saliências, com o objetivo de garantir uma superfície plana e uniforme. Por fim, também foram cumpridos os serviços de pintura, visando proteger as superfícies e melhorar a estética nesses locais.
A Seop contou com o apoio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) para pavimentação do estacionamento e recapeamento da ciclovia existente.

Os diversos serviços de revitalização e adequação promovidos na Escola Clínio Brandão foram comemorados pela direção da escola.
“Ficou realmente acessível para todos. Temos uma grande quantidade de alunos com algum tipo de deficiência. Contempla também nossos funcionários que possuem mobilidade reduzida e toda a comunidade de forma geral. Então, essa obra só traz benefícios e muito nos engrandece. Este é um momento que parabenizamos o governo e todos os que estão à frente desse desenvolvimento”, relata a diretora Ismênia Marques da Silva.
A felicidade pela conquista foi reforçada pelo coordenador administrativo, Adriano Jorge de Alencar. “Ajuda muito, principalmente com a rampa para os alunos que mais necessitam dessa estrutura”, explica.

O gestor da Seop, Ítalo Lopes, afirmou que é uma determinação do governador proporcionar condições dignas e adequadas às crianças e professores. “É gratificante atender de forma positiva os anseios desses estudantes que precisavam de mais conforto e segurança no acesso à escola”, ressalta.
As obras públicas e os serviços de revitalização e manutenção refletem na geração de trabalho e renda para milhares de operários da construção civil.
“Esses serviços são mais do que tijolos, concreto e aço para o operário. Representa sustento, dignidade e realização, e cada função aqui é importante para entregar a obra completa e beneficiar as pessoas que utilizam”, expôs o mestre de obras Vinícius de Souza.