A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) institui processo de habilitação de propostas para implantação de Sistema de Radiocomunicação Profissional Móvel Troncalizado Digital. Na prática, até 31 de dezembro de 2012 não serão mais autorizados novos sistemas analógicos, tampouco serão renovadas autorizações de sistemas analógicos existentes.
A decisão da Senasp está baseada em protocolo normatizado aberto, para uso em missão crítica, na faixa de frequência de 380 MHz, para transmissão de voz e dados, nos órgãos estaduais de segurança pública localizados na Faixa de Fronteira, no âmbito do Plano Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron).
O Secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, disse que o Estado do Acre será beneficiado com recurso na ordem de R$ 10 milhões a serem investidos em um cronograma de obras previsto para o final de 2014. Até o final de 2012 deverá ser aplicado o valor R$ 4 milhões. Os municípios a serem contemplados com o benefício são: Acrelândia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Manuel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Walter, Rodrigues Alves e Sena Madureira.
A implantação de serviços de Rádio Digital faz parte do conjunto de ações do Enafron entre órgãos federais e estaduais objetivando atuação integrada, ações conjuntas e troca de informações, tendo como foco a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão dos delitos transfronteiriços e dos delitos praticados na faixa de fronteira brasileira.
Para o secretário de Segurança os ganhos são incalculáveis
Abordado sobre o assunto, o secretário de Segurança Pública do Acre, Reni Graebner, disse que os ganhos para o Estado são incalculáveis, lembrando-se do isolamento geográfico da maioria dos municípios do estado.
“O setor de comunicação sempre foi muito prejudicado, pois o sistema de rádio utilizado atualmente precisa de “pontes” para chegar ao destino final e não é fácil fazer contado com alguns municípios do interior. O novo sistema vem trazer a modernidade, agilidade e uma resposta rápida nas ações policiais. Além disso, vai impedir que pessoas não-autorizadas possam interceptar as comunicações entre as polícias”, disse.