Quando o povo fala, ou foi, ou é, ou será. A frase, que recepciona os visitantes do Senadinho, foi gravada em homenagem aos simpáticos idosos que todas as quartas e sextas-feiras se remexem ao som do forró que embala a Esquina da Alegria, a mais tradicional da capital acreana, em frente ao Palácio Rio Branco. O espaço, que já estava apertado para os rodopios que a terceira idade dá por lá, foi ampliado pelo governo do Estado, que entregou nesta quinta-feira, 26, a reforma e ampliação do local.
Antônia Soares, 91, esperava o governador para cortar a fita da obra ao lado dele. “Vou dançar um tango e ele vai ter que dançar comigo”, declarava a senhora, com sua saia branda rodada e uma animação que nem todas as dificuldades que enfrenta conseguiram tirar-lhe do rosto.
Segundo o secretário de Obras Públicas, Wolvenar Camargo, a esquina já era tradicionalmente bem movimentada, pois sempre foi um ponto de encontro político por ser localizada no centro da cidade, ao lado do Palácio Rio Branco e em frente ao prédio do Palácio das Secretarias. “No primeiro mandato do governador Jorge Viana, ele nos pediu um espaço que privilegiasse os encontros da terceira idade. Então criamos o Senadinho, colocamos uma banda e aos poucos foi virando este sucesso”, comentou.
Durante a reforma do espaço, que conseguiu ser ampliado pela equipe da Secretaria de Obras, os encontros tradicionais do Senadinho não foram suspensos, apenas transferidos para o Casarão, também no centro da cidade. O governador Tião Viana participou da festa de reinauguração do Senadinho.
“Este ambiente para nós é sagrado, porque é das pessoas que ajudaram a construir o nosso passado, estão no nosso presente e, de mãos dadas, nos ajudam a construir o futuro. Para nós a situação do idoso é muito especial e temos que trabalhar muito ainda para alcançar a condição ideal para o atendimento de todas as necessidades da nossa terceira idade”, disse o governador Tião Viana.
A reforma do Senadinho custou R$ 35,8 mil e foi feita com recursos próprios. Foram recuperados os bancos, mesas e lixeiras, instalado guarda-corpo, o piso foi trocado e o espaço para dança, ampliado.