O sistema de abastecimento de água de Sena Madureira recebe do governo do Acre o investimento de uma nova bomba em balsa flutuante para reforçar as atividades da Estação de Tratamento de Água (ETA).
Nesta semana o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) concluiu a etapa de instalação de equipamentos que compõem a rede de captação de água do Rio Iaco, como uma adutora de 400 milímetros e um motor bomba de 125 CV.
“O acionamento da subestação de alta tensão e demais estruturas elétricas compõe nova etapa de trabalho, que se intensificará nos próximos dias no objetivo fazer funcionar a nova configuração do sistema”, informa o biólogo do Depasa, Filogonio Ribeiro.
Os atuais investimentos são executados por meio de uma parceria entre a gestão estadual e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Com isso, o governo atua na melhoria da urbanização, captação e reserva, rede de distribuição, adutora, casa de química, equipamentos para tratamento do lodo, copa e vestuário.
“Em março de 2016, foi inaugurada uma nova ETA de 90 litros por segundo. Somado a essas novas estruturas, o sistema de captação do município saltará de 30 para 120 litros por segundo”, relata Ribeiro.
Com a conclusão desse projeto, no qual foram aplicados mais de R$ 5 milhões, o investimento atenderá a demanda da cidade pelos próximos 20 anos.
“Outra ação feita pela gestão do governador Tião Viana para fortalecer o abastecimento de água em Sena Madureira é a construção de uma ETA na comunidade Boca do Caeté, que está na sua reta final e atenderá mais de 60 famílias”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.