Sena Madureira recebe capacitação sobre a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), através do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos/Dape e Divisão de Doenças Crônicas/Saúde do Homem e do Idoso, iniciou nesta quarta-feira, 11, uma capacitação sobre a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa com os profissionais de saúde do município de Sena Madureira.

Além da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, capacitação vai abordar temas como acolhimento do idoso no território e síndromes geriátricas Foto cedida.

O objetivo do treinamento, que segue na quinta-feira, dia 12, de acordo com a técnica da Divisão do Idoso, Ana Cristina Miranda, é contribuir para a organização do processo de trabalho das equipes de saúde e para a otimização de ações que possibilitem uma avaliação integral da saúde da pessoa idosa, identificando suas principais vulnerabilidades e oferecendo orientações de autocuidado.

“É um instrumento proposto para auxiliar no bom manejo da saúde da pessoa idosa, sendo usada tanto pelas equipes de saúde, quanto pelos idosos, seus familiares e cuidadores. Também é instrumento de cidadania e de relevância para os indivíduos idosos, pois “empoderam” os sujeitos sobre sua saúde e direitos. Com isso, capacitamos os profissionais para que utilizem a caderneta do idoso, essa importante ferramenta”, destaca.

Serão abordados na capacitação assuntos como: síndromes geriátricas; diretrizes da política nacional e estadual da saúde do idoso; registros da avaliação multidimensional do idoso no E-SUS; cadastramento e acolhimento do idoso no território; estratificação dos perfis para fins de cuidado; competência dos diferentes pontos de atenção; instrumentos de avaliação multidimensional da pessoa idosa e a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.

“Em consonância com a Política Nacional de Saúde do Idoso, a Sesacre, por meio do Núcleo Estadual do Idoso e Comitê Gestor, está elaborando a Linha de Cuidado Integral à Saúde da Pessoa idosa. As capacitações visam a implementação do uso da Caderneta de Saúde do Idoso em todos os pontos de atenção, são estratégias e ações que irão contribuir na organização dos serviços relacionados a saúde da pessoa idosa”, pontua Rosângela Nazaré Freitas, técnica do Dape.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter