A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), através do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos/Dape e Divisão de Doenças Crônicas/Saúde do Homem e do Idoso, iniciou nesta quarta-feira, 11, uma capacitação sobre a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa com os profissionais de saúde do município de Sena Madureira.
O objetivo do treinamento, que segue na quinta-feira, dia 12, de acordo com a técnica da Divisão do Idoso, Ana Cristina Miranda, é contribuir para a organização do processo de trabalho das equipes de saúde e para a otimização de ações que possibilitem uma avaliação integral da saúde da pessoa idosa, identificando suas principais vulnerabilidades e oferecendo orientações de autocuidado.
“É um instrumento proposto para auxiliar no bom manejo da saúde da pessoa idosa, sendo usada tanto pelas equipes de saúde, quanto pelos idosos, seus familiares e cuidadores. Também é instrumento de cidadania e de relevância para os indivíduos idosos, pois “empoderam” os sujeitos sobre sua saúde e direitos. Com isso, capacitamos os profissionais para que utilizem a caderneta do idoso, essa importante ferramenta”, destaca.
Serão abordados na capacitação assuntos como: síndromes geriátricas; diretrizes da política nacional e estadual da saúde do idoso; registros da avaliação multidimensional do idoso no E-SUS; cadastramento e acolhimento do idoso no território; estratificação dos perfis para fins de cuidado; competência dos diferentes pontos de atenção; instrumentos de avaliação multidimensional da pessoa idosa e a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.
“Em consonância com a Política Nacional de Saúde do Idoso, a Sesacre, por meio do Núcleo Estadual do Idoso e Comitê Gestor, está elaborando a Linha de Cuidado Integral à Saúde da Pessoa idosa. As capacitações visam a implementação do uso da Caderneta de Saúde do Idoso em todos os pontos de atenção, são estratégias e ações que irão contribuir na organização dos serviços relacionados a saúde da pessoa idosa”, pontua Rosângela Nazaré Freitas, técnica do Dape.