Sena Madureira recebe ambulância do governo do Estado

Veículo vai beneficiar cerca de 60 mil pessoas. Município tem uma população estimada em 45 mil habitantes e atende também as chamadas de Manuel Urbano

dsc01232.jpg
dsc01198.jpg

Ao todo, foram do doadas ao Estado, pelo Ministério da Saúde, cinco ambulâncias (Foto: Assessoria Sesacre)

Na quinta-feira, 21, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, entregou mais uma ambulância para o interior do Estado. Na semana passada, Brasileia recebeu uma ambulância do Samu toda equipada para os primeiros socorros.

Dessa vez, o município contemplado foi Sena Madureira. A diretora do Hospital João Câncio Fernandes, Antônia Gadelha, recebeu a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo. Também estavam presentes o secretário de Saúde, Nelson Sales, o vereador Dinho Nascimento e funcionários do hospitale do Samu.

Gadelha agradeceu à secretária por ir pessoalmente entregar o veículo. “Agora vamos poder atender a comunidade com mais zelo e carinho”, disse. Sales elogiou a luta de “Toinha” para tentar atender a todos, e ressaltou que a ambulância veio no momento certo, “porque as necessidades aumentam a cada dia”.

O veículo custou R$ 150 mil (R$ 25 mil só para equipar) e é uma doação do Ministério da Saúde para reposição de frota. Ao todo, foram do doadas ao Estado cinco ambulâncias – Brasileia, Sena Madureira, Manuel Urbano (uma cada) e duas para Rio Branco (uma delas de suporte avançado com UTI).

“Sena já carecia de mais ambulâncias. As pessoas não podem ser transportadas de forma inadequada, e o governo do Estado quer focar na humanização para que não tenhamos tantos problemas. A atenção primária é fundamental e deve ser resolutiva de imediato, pelo menos para 85% da população”, disse Suely Melo. Ela aproveitou a presença da população presente e disse ainda que o veículo é um bem do povo, que deve fiscalizar o seu bom uso, e lembrou aos motoristas que de nada vai adiantar se não cuidarem bem desse patrimônio. “Nosso Estado é pobre e tudo é feito com muito sacrifício. Vocês não imaginam quantas reuniões foram necessárias para conseguirmos estas ambulâncias. Por isso, é super importante o compromisso de todos com o zelo do bem público.”

A nova aquisição vai ajudar no reforço para beneficiar cerca de 60 mil pessoas. Sena Madureira tem uma população estimada em 45 mil habitantes e, além do município, o hospital atende também as chamadas de Manuel Urbano.

As ambulâncias atendem serviços de urgência e emergência,têm telefone de acesso e equipamentos para manutenção de vida e ressuscitação, entre eles o oxímetro de pulso; reanimador adulto, pediátrico e neonatal;máscara para oxigenação; tubos endotraquiais para entubação e jogo de laringe.

A secretária aproveitou para visitar as instalações dohospital, que fora reformado entre 2008 e 2009. Sua avaliação foi positiva eela pediu para a direção fazer uma escala de prioridades para que, aos poucos,possa ser concluído o que ainda está faltando. Também fez questão de reforçar ahumanização no atendimento.

Surpresa e emoção

Durante a vista, a índia Maria Manxico, da etnia Jaminawa,chegou em trabalho de parto e a secretária assistiu ao nascimento do sétimofilho de Maria, nascida de parto normal. Emocionada, ela entregou à mãe o Kit Mamãe e Bebê, resultado de uma parceria entre o governo do Estado e o Ministério da Saúde com recursos para atender os indígenas. No kit há rede, fralda descartável, sabonete, cobertor, toalha de banho, roupinha, creme dentale escova de dente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter