Sena Madureira festeja 112 anos neste domingo

No dia 25 de setembro Sena Madureira completa 112 anos de criação (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Sena Madureira completa 112 anos de criação (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Localizada às margens do Rio Iaco, a primeira cidade da Regional Purus, Sena Madureira, completa 112 anos neste domingo, 25. O município é o terceiro mais povoado do estado, com uma população estimada de 42.450 habitantes, e o segundo em extensão territorial.

O Decreto Federal n° 5.188, de 7 de abril de 1904, criou o Território Federal do Acre, que foi dividido em três departamentos autônomos: o Alto Acre, o Alto Juruá e o Alto Purus.

O primeiro prefeito departamental do Alto Purus foi o general Siqueira de Menezes, que em 25 de setembro de 1904 criou a cidade de Sena Madureira, nas terras do Seringal Santa Fé.

“Sena Madureira foi criada para ser sede política e administrativa do Departamento do Alto Purus”, descreve o historiador Marcos Vinicius Neves.

O nome da cidade é uma homenagem ao coronel Antônio Sena Madureira, militar que participou da Guerra do Paraguai.

O município possui 42.451 habitantes e é o terceiro mais populoso do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Município possui 42.450 habitantes e é o terceiro mais populoso do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Sena Madureira é uma das principais cidades da história da formação do Acre e uma das mais importantes durante os ciclos da borracha, período em que se transformou em uma das cidades mais estruturadas do estado, com teatro e alguns serviços públicos únicos.

Atualmente, as atividades econômicas do município estão baseadas na agricultura, pecuária e piscicultura, que vêm crescendo na região. Porém, a extração da madeira, da castanha e da borracha continuam sendo importante para a cidade.