O terceiro município mais populoso do Acre faz aniversário nesta terça-feira, 25. São 108 anos da história de um povo batalhador numa das principais cidades da história da formação do Acre e uma das mais importantes durante os ciclos da borracha. Sena Madureira foi o primeiro município da Regional Purus e está localizada às margens do Rio Iaco. Hoje, o Acre recebe inúmeros investimentos do governo do Estado e se beneficia da conclusão da BR-364.
Sena Madureira foi fundada em 25 de setembro de 1904, por Siqueira de Menezes. O nome da cidade é uma homenagem ao coronel Antônio Sena Madureira, militar que participou da Guerra do Paraguai. Durante o ciclo da borracha, acabou sendo uma das cidades mais estruturadas do Estado, com alguns serviços públicos únicos, por isso, após a proclamação da autonomia acreana, sonhou ser capital do Estado, mas perdeu o título para Rio Branco.
Hoje, as atividades econômicas do município estão baseadas na agricultura e pecuária, além da piscicultura, que tem crescido na região. A extração de madeira, castanha e borracha também continua a ser importante para a cidade.
O Festival do Mandi é uma das principais festas do município. O evento leva milhares de pessoas à Praia do Amarilio. O local fica completamente lotado e conta com atrações locais e também de outros municípios acreanos. A festa atrai visitantes de várias partes do Estado para experimentar o conhecido peixe em diversas receitas exclusivas da cidade.