Semulher promove reunião com Comitê Gestor do Plano Estadual de Políticas para Mulheres para planejar implementação de políticas voltadas à população feminina do Acre

A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) realizou reunião com o Comitê Gestor do Plano Estadual de Políticas para Mulheres com o objetivo de planejar estratégias de implementação e articulação das políticas voltadas à população feminina do Acre. O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 24, na sede da Semulher, em Rio Branco.

Durante a reunião, conduzida pela Divisão de Articulação Institucional e Gestão Transversal da Semulher, foi instruída e incentivada a implementação de ações para cumprir o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.

Reunião estratégica com Comitê Gestor do Plano Estadual de Políticas para Mulheres. Foto: Franklin Lima/Semulher

O Comitê Gestor do Plano Estadual de Políticas para Mulheres é integrado por 33 órgãos governamentais de esfera estadual, possuindo dois membros representantes de cada órgão, indicados pelos gestores de cada pasta. O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM/AC) é quem realiza o monitoramento.

A Semulher é responsável pela consolidação do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres como instrumento de gestão transversal, bem como pela sistematização e apresentação de resultados anualmente.  O plano estadual é uma ferramenta estratégica de gestão governamental, considerando as peculiaridades e diversidades do universo feminino, a partir da priorização, implantação e implementação de ações afirmativas intersetoriais, integradas e baseadas na transversalidade de gênero, raça e etnia.

Secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa, ressalta importância da dedicação das instituições que compõem o comitê. Foto: Franklin Lima/Semulher

A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, ressaltou a importância da contribuição das instituições que compõem o comitê, como atores corresponsáveis pela implementação de políticas públicas para meninas e mulheres. Em sua fala, a gestora pontuou que a redução da violência contra a mulher e, principalmente, a erradicação do feminicídio, só serão possíveis com a aplicação dessas ações em várias esferas.

“Precisamos agir em conjunto, e a Secretaria da Mulher se coloca à disposição para apoiar e auxiliar as pastas durante esse processo. Qualquer politica pública reduz a violência e o feminicídio, tanto na área da educação, quanto na saúde, infraestrutura e outros. Nossa meta é o feminicídio zero e para isso é necessário o alinhamento de todas as instituições”, destacou.

Membros do Comitê Gestor do Plano Estadual de Políticas para Mulheres participam de reunião de alinhamento e planejamento de ações. Foto: Franklin Lima/Semulher

“Esse é um tema de muita relevância. No contexto da violência de gênero, o Corpo de Bombeiros trabalha tanto de forma interna, combatendo a violência em contexto institucional, quanto em área externa, na ponta. Trabalhando durante as ações em qualquer área temos buscado enfrentar a violência contra a mulher como uma meta, o cumprimento de atividades que coíbem essa prática”, ressaltou Francisca dos Santos, representante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC).

Autoridades presentes em reunião promovida pela Secretaria de Estado da Mulher. Foto: Franklin Lima/Semulher

Também estiveram presentes representando o Cedim, a conselheira de honra Tatiana Martins; representando a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a chefe da consultoria jurídica, Thaís Ferreira; representando o Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais do Estado do Acre (IMC), a assessora Manoela Rocha; representando a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a assessora de comunicação Ana Cordeiro; representando a Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Sete), a diretora Núbia Musis; representando o Instituto Socioeducativo do Estado do Acre, o presidente Mário Freitas; representando a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), a diretora Eliana Valente; representando a Secretaria de Estado de Administração (Sead), o secretário adjunto Guilherme Duarte; representante a Secretaria de Estado da Casa Civil, a diretora técnica Glória Eufelo; representando a Polícia Civil do Acre (PCAC), o diretor adjunto Cleyton Santos e a delegada Juliana de Angelis; representando o Instituto de Terras do Acre (Iteracre), o coordenador Frade Silva; representando a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), Alesta da Costa; representando a Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb), o secretário de Estado Egleuson Santiago; representando a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a secretária adjunta Samara Pereira; representando o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), a chefe de divisão Claudia Costa; representando a Secretaria de Estado de Industria, Ciência e Tecnologia (Seict), a chefe do Jurídico, Penélope Faria; e demais autoridades.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags:

plugins premium WordPress