Semulher promove atendimento itinerante em comunidade rural de Mâncio Lima

A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) realizou nesta quarta-feira, 3, mais uma edição do atendimento itinerante voltado à prevenção da violência e ao fortalecimento da rede de proteção às mulheres. A ação ocorreu na Escola Braulino, localizada na comunidade Pentecoste, zona rural de Mâncio Lima, e integrou a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Semulher realiza ação itinerante na zona rural de Mâncio Lima. Foto: Edson Fernandes/Secom

A iniciativa foi organizada pela Semulher, em parceria com a Prefeitura de Mâncio Lima e o setor municipal de Políticas Públicas para Mulheres. O objetivo é ampliar o acesso da população feminina à informação, acolhimento e serviços essenciais, especialmente em áreas rurais.

Em parceria com a Prefeitura de Mâncio Lima foram realizados serviços em saúde e assistência social. Foto: Edson Fernandes/Secom

Entre os atendimentos ofertados estiveram orientações psicológicas, sociais e jurídicas, além de consultas médicas, testes rápidos, vacinação, serviço em odontologia, atualização e regularização do CadÚnico. As equipes também promoveram diálogo sobre a rede de atendimento e sobre os direitos das mulheres em situação de violência com a palestra “O Silêncio Mata”.

Durante o evento, equipe multidisciplinar da Semulher promove roda de conversa sobre tipos de violência e canais de denúncia. Foto: Edson Fernandes/Secom

A psicóloga e técnica da Semulher, Angélica Costa, destacou que realizou múltiplos atendimentos e que as mulheres da região necessitam desse apoio. “Elas precisam ser ouvidas. Nossa vinda incentiva que elas reconheçam e relatem aquilo que vivem, um passo para finalizar os ciclos de violência”, afirmou.

Atendimento psicológico realizado no Ônibus Lilás. Foto: Edson Fernandes/Secom

A coordenadora municipal de Políticas para Mulheres, Marilene Pereira, destacou a importância da ação para as comunidades rurais e explicou que a campanha dos 21 Dias de Ativismo reforça ações de enfrentamento às violências contra a mulher no município.

Representante do Organismo Municipal de Políticas para Mulheres, Marilene Pereira, destaca intensificação das ações durante os 21 Dias de Ativismo contra a Violência às Mulheres. Foto: Edson Fernandes/Secom

“Esta ação é muito importante, não só aqui, mas em todas as comunidades. Muitas vezes a violência acontece por falta de informação e de conhecimento da rede. Estamos apresentando os serviços de proteção e orientando as mulheres sobre seus direitos, para que elas tenham condições de sair de situações de vulnerabilidade.”

Moradora da comunidade, Raimunda Lopes, diz que “aprendeu muita coisa e que a roda de conversa é muito boa para as mulheres”. Foto: Edson Fernandes/Secom

Durante a atividade, mulheres da comunidade também compartilharam suas percepções sobre a iniciativa. Moradora local, Raimunda Lopes contou que aprendeu novas informações acerta dos tipos de violência. “Essa roda de conversa é muito boa para as mulheres. Muitas não sabem seus direitos. Foi muito bom para despertar, para saber quais são nossos direitos e o que podemos denunciar se for preciso”, frisou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags: