A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), por meio do Departamento de Autonomia Econômica e Políticas de Cuidados, ofertou na tarde desta terça-feira, 11, aula presencial do 2° curso livre de corte e costura, na Escola Jovem Integral Glória Perez, localizada no bairro Xavier Maia. A profissionalização é voltada para mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade econômica.
A qualificação profissional é concedida pela equipe multidisciplinar da Semulher, objetivando levar os serviços da secretaria para perto da população, na comunidade, além de apresentar uma oportunidade de reinseri-las no mercado de trabalho, ou inseri-las pela primeira vez, acompanhar o desenvolvimento e fomentar o crescimento econômico e a autonomia financeira.
Irismar Ferreira, de 50 anos, realizou cirurgia há pouco tempo e estava em casa quando ouviu falar do curso ofertado pela Secretaria de Estado da Mulher. Ela conta que, com essa profissionalização, espera poder consertar e repaginar roupas. “Além de abrir portas para outros cursos que posso fazer depois, vai ajudar muito na minha renda”, disse.
Lúcia de Souza, de 56 anos, afirma que antes de ser inserida no mercado profissional, ela fazia e vendia crochê como sustento. Agora, com mais essa oportunidade, ela espera poder complementar sua renda. “Sempre gostei de artesanato. Vou poder ajudar em casa. Minha filha é estudante, então isso aqui que vou fazer também vai ajudar ela”, ressaltou Lúcia.
Os cursos da Semulher pretendem, sobretudo, viabilizar a autonomia econômica das mulheres para que possam gerar seu sustento. É uma iniciativa que prevê o fim do ciclo da violência, que, em alguns casos, acontece por causa do domínio financeiro do agressor. Esta é mais uma área de atuação do governo do Acre, por meio da Semulher, na promoção da igualdade de gênero.