Em alusão ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, também chamado de Laço Branco, a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) realiza o lançamento do projeto ‘De Homem para Homem – Pelo fim da violência de gênero’ e da cartilha ‘Como conversar com homens sobre violência contra mulheres?’, nesta sexta-feira, 6, na sede da instituição, em Rio Branco.
A Semulher idealizou essa estratégia de conscientização. O projeto, De Homem para Homem – Pelo fim da violência de gênero, tem o objetivo de desenvolver oficinas para conscientização dos homens sobre a violência contra meninas e mulheres, para uma cultura de diálogo, promovendo paz e impactando na redução dos feminicídios no estado do Acre.
A cartilha, Como conversar com homens sobre violência contra mulheres?, será utilizada nesse mesmo contexto, mas também distribuída para a sociedade e em órgãos públicos, com informações relevantes de enfrentamento à violência. O material foi desenvolvido pelo Instituto Papo de Homem e adaptado para a Secretaria da Mulher do Acre.
A cartilha é fruto da emenda do deputado estadual, Whendy Lima, que pediu para que o público-alvo da ação fossem os homens. Na ocasião, o deputado foi representado pela sua mãe, Silvia Praxedes, que ressaltou a importância de se trabalhar esse assunto e da necessidade de encaminhar recursos para que políticas públicas como essa sejam incentivadas.
Um dos homens presentes na cerimônia, o soldado da Polícia Militar Lucas Moura, de 27 anos, disse que a partir desse projeto educativo, seria possível observar uma mudança na sociedade quanto às taxas de violência contra mulher. “Projeto excelente promovido pela Secretaria da Mulher. Na nossa função, enquanto policiais militares, atendemos, diariamente, casos de violência contra a mulher. Então, entendemos a importância de trazer esse trabalho de conscientização, porque esse projeto trouxe uma viabilização para os homens, um projeto voltado para homens, inclusive agressores, com certeza vai trazer um movimento, um caminho e frutos futuros em relação ao combate que a Semulher já vem fazendo. Assim, com certeza, vamos minimizar esses impactos negativos”, salientou.
Representando o governador Gladson Cameli, o secretário de Estado de Governo, Luiz Calixto, saudou o lançamento das ações e o fomento às atividades que levam ao fim da violência de gênero na sociedade. “Queria parabenizar o deputado Whendy Lima pela iniciativa, mostrando que os recursos das emendas parlamentares têm uma destinação produtiva e educativa. A Secretaria da Mulher trabalha nesse âmbito educativo, preventivo e tem feito, por meio disso, com que as mulheres fiquem mais seguras. Nossa missão é zerar as taxas de feminicídio”, destacou.
A secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa, explicou que cuidar do público masculino, quando o assunto é violência contra a mulher, não é uma tarefa fácil. “É necessário muito estudo, muito empenho, para que possamos conversar com os homens sobre esse tema. Estamos felizes por dar mais um passo em direção aos direitos das mulheres, para que todas possam viver com liberdade e dignidade”, disse.
Estiveram presentes a comandante-geral da Polícia Militar, Marta Renata, a defensora pública Juliana Caobianco; o gestor adjunto da Secretaria de Agricultura do Acre (Seagri), Edvan Maciel; a delegada da Polícia Civil, Juliana de Angelis, além de representantes do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e do Ministério Público do Acre (MPAC), e demais autoridades.