A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) promoveu, nesta terça-feira, 18, o lançamento oficial da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, em evento realizado no auditório da Fecomercio, em Rio Branco. A mobilização integra o calendário anual de ações do governo estadual para ampliar a conscientização e fortalecer a prevenção e o enfrentamento às diversas formas de violência que atingem mulheres e meninas no Acre.

O lançamento reuniu representantes de órgãos públicos, instituições parceiras, movimentos sociais e profissionais que atuam na rede de proteção. Durante o encontro, a Semulher apresentou o planejamento das ações que serão realizadas durante o período da campanha, no intuito de ampliar a disseminação de informações, formação da rede de atendimento às mulheres em situação de violência, programas educativos e articulação intersetorial. Com o lema “21 dias pela vida delas. Quebre o silêncio”, a iniciativa convida toda a sociedade a não se calar diante da realidade vivenciada pela população feminina.

A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, destacou a relevância da mobilização. “Essa campanha é de extrema importância, não podemos deixar que nossas mulheres sejam vítimas de violência. Toda a sociedade precisa se conscientizar e combater a violência contra a mulher e o feminicídio.”

Ela também enfatizou a relevância da participação das instituições e da sociedade. “A campanha depende do engajamento de todos. Nosso objetivo é garantir que a informação chegue a cada território e a cada mulher que precisa de apoio”, disse.

Representantes das instituições presentes também reforçaram o papel da articulação conjunta. “Nós mulheres sofremos a violência simbólica e estrutural, o Estado precisa unir forças para que, juntos, possamos mudar essa estrutura. Nesses 21 dias a Policia Militar vai estar atuando, principalmente no interior e nas regiões de difícil acesso”, destacou a comandante-geral da Polícia Militar do Acre coronel Marta Renata.

Durante encontro, Semulher apresenta planejamento de ações realizadas durante o período da campanha. Foto: Rebeca Martins
Compuseram a mesa de honra a secretária de Estado da Mulher Márdhia El Shawwa Pereira, o deputado estadual Fagner Calegário, a deputada federal Socorro Neri, a coordenadora estadual das Mulheres Em Situação De Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Acre juíza de direito Louise Santana, a representante do Ministério Público do Acre, promotora de justiça Dulce Helena Franco, a subdefensora-geral de gestão administrativa da Defensoria Pública do Acre, Simone Santiago, a procuradora-geral de Justiça Janete Melo, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, representando todos os demais movimentos sociais Geovana Castelo Branco, a comandante-geral da Polícia Militar do Acre coronel Marta Renata e a vereadora de Rio Branco, Elzinha Mendonça.































































































