“Construindo Políticas Públicas para o Destino Rio Branco.” Com este tema, o I Seminário de Turismo discute até esta sexta-feira, 4, as possibilidades do desenvolvimento do turismo regional,principalmente na capital acreana. O objetivo é fortalecer o papel do Estado na construção e institucionalização das políticas de turismo e planejamento de programas, projetos e ações que consolidem ações para o setor.
O projeto, que teve iniciativa a partir de uma necessidade identificada pela Câmara Temática de Turismo e Sindicato dos Guias de Turismo do Acre (Singtur), quer envolver vários órgãos e a iniciativa privada para que os esforços do setor sejam institucionalizados e tenham um padrão de atuação que garanta as pactuações.
Na abertura dos trabalhos, a secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, parabenizou a iniciativa da Câmara Temática em discutir o futuro do turismo acreano, sobretudo o fortalecimento da capital como destino turístico. “Esse evento com certeza traz uma visão mais ampla sobre a realidade do turismo local, deliberando planos de ação para os próximos anos”, destacou Ilmara.
Leia Mais Expedição “Los Hermanos” chega ao Acre Secretaria de Turismo capacita agentes de atendimento ao público Circuito Aventura Chico Mendes: emoção e adrenalina na Amazônia |
“O Acre possui diversas riquezas e produtos turísticos que precisam ser mostrados. Um trabalho que estamos desenvolvendo desde que iniciamos a gestão foi ter uma visão voltada para o futuro, e aos poucos estamos mostrando o valor da nossa cultura, educação e tantas outras áreas que acabam se unificando ao turismo”, disse a secretária.
A programação aborda sete eixos de discussão que identifica várias problemáticas do setor, como a profissionalização do turismo, as políticas intersetoriais e o fomento ao turismo.
“Este trabalho já foi iniciado antes, mas com o seminário será possível tornar mais eficazes e fortes as estratégias estabelecidas por um senso comum das pessoas envolvidas no setor e poder contar com o apoio e troca de experiências do representante da confederação [Nacional de Turismo]”, disse a presidente dos Guias Turísticos do Acre, Ana Cunha.
O evento conta com a presença do presidente da Confederação Nacional de Turismo, (CNTur), Mário Beni, da coordenadora do Laboratório Nacional de Estudos do Turismo, Luzia
Neide, e Fabrício Amaral, assessor jurídico da Federação Nacional dos Guias de Turismo.
Para Mário Beni, o Acre é o primeiro Estado que promove ações que ele já havia proposto para outras localidades. “Deixa-me feliz saber que o Acre foi o único Estado até o momento que se dispôs montar estratégias no longo prazo para um setor que já existe há tanto tempo e somente agora foi descoberto pelos demais poderes. O Acre, mais uma vez, encaminha-se para ser o líder no setor com grandes inovações, e se outros Estados seguirem o exemplo da Setul, têm tudo para crescer ainda mais”, destacou.