Sementes e retalhos de madeira compõem acessórios sustentáveis

(Foto: Angela Peres/Secom)
Sementes e materiais naturais são aproveitados na confecção de ornamentos (Foto: Angela Peres/Secom)

As feiras de economia solidária têm se multiplicado no estado devido ao incentivo da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) e parcerias importantes com as prefeituras e Sebrae. Esses eventos são as principais oportunidades para muitos empreendimentos. A produção local ilustra a identidade acreana, como as biojoias.

Rodney Paiva trabalha há 11 anos com artesanato e suas peças já receberam reconhecimento de excelência da Unesco. As principais matérias -primas são sementes e reaproveitamento de madeira utilizados em colares, brincos, pulseiras e bolsas. “É muito importante participar de feiras, para mostrar nossa arte para outros públicos”, afirma a artesã.

“Tais materiais são extraídos da natureza sem causar quaisquer prejuízos, ou seja, a busca de matérias-primas é feita de forma sustentável: não agride o meio ambiente e nem o meio social, e possibilita a produção de peças que sejam viáveis para comercialização”  – Como Montar uma Produtora de Biojoias, Sebrae

No mês de maio é comemorado o Dia das Mães, uma das datas comerciais de maior retorno. Somente nesse mês foram realizadas 11 feiras, muitas simultaneamente em diferentes bairros.