Mês do Meio Ambiente

Semapi participa de mesa redonda sobre as Transversalidades e Oportunidades na Área Ambiental

Como parte da programação do Mês do Meio Ambiente, o governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) participou nesta terça-feira, 6, da Mesa Redonda sobre as Transversalidades e Oportunidades na Área Ambiental. A palestra ocorreu no auditório da Uninorte e foi ministrada para alunos dos cursos de Gestão Ambiental, Direito e Psicologia.

Semapi ministrou palestra na Uninorte. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Semapi

O coordenador de Projetos Especiais da Semapi, Quelysson Lima, ministrou uma palestra sobre as políticas públicas ambientais em execução, as funções dos departamentos e falou das ações voltadas para a educação ambiental, preservação, conservação, gestão de áreas protegidas, recursos hídricos, desenvolvimento da bioeconomia, biodiversidade, comando e controle, políticas voltadas ao fortalecimento do diálogo com os povos indígenas e outros:

“Falamos sobre as nossas políticas desenvolvidas na Semapi nos departamentos, das atribuições, do que já executamos e o que estamos planejando, as ações na parte da silvicultura, sobre o Programa de Regularização Ambiental (PRA), o Cadastro de Regularização Ambiental (CAR), as unidades de conservação, entre muitas outras ações.”

Coordenador de Projetos Especiais da Semapi, Quelysson Lima, ministrou uma palestra sobre as políticas públicas ambientais em execução. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Semapi

O gestor enfatizou, ainda, as políticas voltadas aos produtos da sociobiodiversidade e como isso chega na ponta, para as populações beneficiadas.

“Pensamos no produtor, nos nossos extrativistas, ribeirinhos, indígenas. Todas as políticas são voltadas para melhorar a qualidade de vida e desenvolvimento humano das pessoas que habitam a floresta. Exemplificamos tudo o que fazemos para que esses serviços e tudo o que compete ao Estado, na parte de assistência a essas populações, chegue até as comunidades”, acrescentou.

Participaram, ainda, a presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Iuçara Andrade, o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Elias Melo, e o diretor técnico ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Sebastião Santos.

Palestra foi realizada no auditório da Uninorte e contou com a participação de acadêmicos de diversos cursos. Foto: Alexandre Cruz-Noronha