Semapi participa da rodada de conversa Mulheres no Campo e Mulheres em Campo, promovida pela OAB

Por ter duas mulheres à frente na implementação da política pública ambiental do Acre, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) foi um dos órgãos convidados a participar da 1ª Rodada de Conversa Mulheres no Campo e Mulheres em Campo.

O evento foi realizado nesta segunda-feira, 5, e foi promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional-Acre (OAB-AC), uma das parceiras do governo na realização do Mês do Meio Ambiente.

A conversa foi realizada nesta segunda-feira, 5. Foto: Caroline Félix/Semapi

A pasta foi representada pela secretária adjunta do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Renata Souza, que falou sobre a força da mulher em ações ligadas ao meio ambiente, sororidade, respeito e a representatividade de lideranças no governo Gladson Cameli.

“A Semapi tem uma secretária mulher, uma secretária adjunta e nós temos nove servidoras como lideranças – diretora, chefes de departamento e de divisão. Temos muitas mulheres em posição de liderança no setor público, mas isso não deveria ser destaque, deveria ser comum”.

A gestora lembrou de sua trajetória profissional: “Quando fui tomar posse como superintendente da Funasa [Fundação Nacional de Saúde], em Brasília, entrei em um auditório onde todos os superintendentes e diretores eram homens. Éramos apenas eu e uma representante de Goiás mulheres, e hoje esse cenário mudou”.

A superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Melissa de Oliveira, enfatizou a importância e o diferencial das mulheres não só em cargos de gestão, mas nos desafios diários. “Precisamos mostrar ainda mais para a sociedade o papel, a importância e o diferencial da mulher, não só em cargos de gestão, mas como mãe, esposa, filha, irmã; temos desafios diários em todos esses papéis”, afirmou.

A secretária adjunta da Semapi, Renata Souza, participou da rodada de conversa. Foto: Caroline Félix/Semapi

A superintendente acrescentou ainda que a mulher mostra mais sensibilidade como gestora. “Cumprimos com as nossas funções diárias, mas com um olhar diferenciado, de carinho, de servir, acolher, e isso gera confiabilidade maior”, observou.

A palestra teve como mediadoras a vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Acre (Crea-AC) e coordenadora do Programa Mulher do CREA-AC, Lya Beiruth, e a advogada e presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Tatiana Martins. Outras oito lideranças de diversos órgãos tiveram voz na rodada de conversa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter