Semapi e Imac realizam atividades de educação ambiental no Festival do Açaí

A Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) levaram conscientização e conhecimento a crianças, jovens e adultos durante as três noites do Festival do Açaí, que ocorreu nos dias 18, 19 e 20 de agosto, no município de Feijó. Foram também distribuídas mais de 1,5 mil mudas de plantas no evento.

Atividades de educação ambiental foram realizadas no Festival do Açaí. Foto: cedida

A ação teve participação do PrevFogo/Ibama, com o mascote Labareda. Além disso, foi disponibilizado o carro de combate aos incêndios para as crianças darem uma volta no local do evento. Foram alcançadas mais de 200 crianças nos três dias.

Foram realizadas brincadeiras, jogos, palestras e explicações relacionadas à consciência ambiental e a importância do meio ambiente para a vida da população. Uma das atividades que mais chamou a atenção foi o jogo ambiental com o tapete Caminhos para a Sustentabilidade, onde os participantes respondem perguntas relacionadas ao estado.

A secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Julie Messias, afirmou que as equipes da Educação Ambiental da Semapi e o Imac estão em campo realizando ações em todos os municípios do Acre.

“Estamos intensificando prioritariamente as 10 cidades que aparecem no Decreto de Emergência Ambiental, e Feijó é uma delas. Essa parceria entre Estado e Município no sentido de unir forças no enfrentamento aos ilícitos ambientais é essencial”, afirmou.

Imac e Semapi estiveram no Festival do Açaí com atividades da educação ambiental. Foto: cedida.

José Yan da Silva dos Santos, secretário de Meio Ambiente de Feijó, disse que se reuniu com as equipes da Semapi e do Imac e fechou um cronograma para a realização das atividades em parceria com o governo.

“Nós reunimos as equipes e, através de ofício direcionado à secretária Julie Messias e ao diretor do Imac, André Hassen, convidamos as equipes para participarem do festival. Por meio dessa parceria, também conseguimos mudas de diversas árvores com o Viveiro da Floresta para doar aos munícipes e visitantes do evento um total de 1.150 mudas, das quais foram doadas 95%”.

O gestor disse ainda que as equipes vão continuar com atividades para os meses seguintes, envolvendo visitas em escolas das redes estadual e municipal, tanto em escolas urbanas como nas escolas rurais, com palestras e formação de servidores da educação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter