atendimento

Semapi e Imac dão início a mutirão de retificação do Cadastro Ambiental Rural e adesão ao Projeto Floresta+

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e o Instituto de Meio Ambiente (Imac) firmaram importante parceria para o início do mutirão de atendimento de retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA) e adesão ao Projeto Floresta+, do Governo Federal.

A primeira edição teve início na quinta-feira, 1, e encerra neste sábado, 3. Os atendimentos são voltados às famílias que residem na comunidade do Projeto de Assentamento Berlim Recreio e Envira II, em Feijó (AC). A equipe técnica dos órgãos informaram que, devido ao período de recesso, os mutirões serão retomados a partir de fevereiro de 2023.

Equipe da Semapi, Imac e Iteracre realiza mutirão de retificação do Cadastro Ambiental Rural e adesão ao Projeto Floresta+. Foto: cedida

A secretária de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Paola Daniel, destaca que foi firmado um memorando de entendimento com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para apoiar todas as etapas do projeto como, por exemplo, na análise do CAR, engajamento aos produtores rurais, disponibilização de recursos humanos, tecnológicos e materiais, dentre outros.

O presidente do Imac, Nelson Rodrigues Sales, ressalta a importância da parceria com a Semapi na condução do Cadastro Ambiental Rural e adesão ao Floresta+.

“Possuímos uma gestão conjunta entre a Semapi e o Imac, por isso a importância desta parceria no processo de adesão dos produtores rurais ao projeto. O Imac tem atuado na mobilização e apresentação do Projeto Floresta+, pois um dos critérios de elegibilidade dessa chamada pública é o CAR validado. Por isso, estamos empenhados na realização dos mutirões de atendimento nos municípios do Acre”.

Dezenas de famílias da comunidade do Projeto de Assentamento Berlim Recreio e Envira II, em Feijó, foram atendidas. Foto: cedida

Nesta primeira edição do mutirão, a expectativa é atender aproximadamente 80 famílias. Além das equipes técnicas da Semapi e Imac, os servidores do Instituto de Terras do Acre (Iteracre) reforçam os atendimentos aos produtores rurais na sede da Câmara Municipal de Feijó.

A equipe do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) também atuou na mobilização e nos diversos atendimentos de interesse da população rural, na sede da prefeitura. A ação contou ainda com o importante apoio da Prefeitura de Feijó, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feijó (AC).

Equipes técnicas realizam retificação do CAR e PRA para que produtores possam aderir ao Floresta+. Foto: cedida

O Projeto Floresta+ Amazônia é uma parceria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD com recursos do Fundo Verde Para o Clima para recompensar quem protege e recupera a floresta.

O objetivo é realizar pagamento por serviços ambientais a pequenos produtores que atendam aos critérios de elegibilidade, ou seja, serão remunerados os produtores rurais que mantiveram suas florestas em pé para além do exigido por lei.

Com apoio de parceiros, Semapi e Imac empenham esforços para realização de mutirão em todos os munícipios do Acre. Foto: cedida