Semana do Servidor: Seu Toinho, o “faz tudo” da Educação, distribui alegria, talento e atenção

Quem trabalha na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) não tem dúvidas: um dos profissionais mais carismático, gentil, atencioso e prestativo é o seu José Antônio de Jesus Silva, ou como é mais conhecido não apenas no Departamento de Manutenção, onde trabalha, mas em todo o prédio, seu Toinho.

Natural de Tarauacá, seu Toinho, quando adolescente, trabalhava na roça com o pai ajudando no plantio de banana, de milho e de outros produtos da colônia. Além de carismático, ele é um dos mais antigos funcionários da SEE. Ingressou no serviço público em 1986, quando foi trabalhar como assistente de serviços diversos na Escola Coronel Pinheiro Cavalcante.

Seu Toinho, o faz tudo do Departmento de Manutenção da SEE. Foto: Mardilson Gomes/SEE

No ano seguinte, em 1987, veio para Rio Branco acompanhando a família e um irmão, que era militar. “Todo mundo veio e eu acabei vindo junto para trabalhar aqui também”, conta.

Ele foi lotado na Secretaria de Educação e Cultura, antiga SEC, que ficava localizada no Palácio das Secretarias, no centro da cidade. Quando houve a mudança para o local onde atualmente funciona a SEE, na ladeira do Bola Preta, ele veio junto. Seu primeiro chefe foi Manoel Leite da Silva.

Ao mesmo tempo que trabalhava, seu Toinho aproveitou para concluir o ensino médio e fazer alguns cursos profissionalizantes, como o de segurança no trabalho, de cidadania, de informática, de noções de biblioteconomia, de qualidade nos serviços gerais e até de educação no trânsito.

Na SEE, além de ser conhecido como uma espécie de “faz tudo”, ele foi, até 2018, supervisor de prédios nas eleições do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), além de ter sido presidente de mesa em eleições do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac).

Seu “Toinho” é um dos servidores mais carismático e atencioso da SEE. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Com orgulho, diz ser evangélico, casado e pai de dois filhos. Atualmente, ele trabalha como assistente de manutenção predial da SEE. Quando era mais novo, até tentou ingressar no serviço militar, mas como morava longe, na colônia, perdeu o prazo para se apresentar. Hoje, ele tem prazer no que faz.

Sempre sereno e tranquilo, ele diz que o mais o incomoda é querer fazer alguma coisa para ajudar alguém e não poder. “Eu agradeço a Deus por ter chegado até aqui porque para fazer um trabalho bem feito a gente precisa um do outro, a gente não consegue faze nada sozinho”, afirma.

“Já socorreu até tamanco quebrado”

Qualquer serviço de pequena manutenção que precisa ser feito, sobretudo no prédio da SEE, lá está o seu Toinho para realizar. “Ele já socorreu até mulher com o tamanco quebrado”, relata Dalva Maria Ribeiro, que trabalha com ele há mais de 25 anos no Departamento.

Ela não poupa elogios ao amigo de trabalho. “Não tem melhor do que ele. É muito especial. Um amigo. Só sai da SEE quando o trabalho está todo concluído e a hora que precisar dele, pode contar, pois ele sempre foi um funcionário exemplar, sem falar que nunca discutiu com ninguém”, faz questão de relatar.

Dalva e Maria das Dores trabalham com Seu “Toinho” há mais de duas décadas. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Outra servidora que faz questão de elogiar o trabalho do seu Toinho é Maria das Dores Alves Barbosa. Ele trabalha com ele no Departamento há 21 anos. “Trabalhar com seu Toinho é muito gratificante, ele está sempre alegre, disposto a ajudar o próximo, nunca diz não a um amigo, sem falar que ele entende aquilo que faz”, conta.

Além da competência, Maria das Dores lembra que seu Toinho sempre foi um dos primeiros a chegar na Secretaria e quase sempre o último a sair. “Ele abria e fechava a SEE, era o encarregado de tudo, tinha todas as chaves dos setores”, lembra a companheira de trabalho.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter