Semana do Folclore é comemorada a partir desta quarta-feira

Atividades culturais sobre lendas da amazônia vão ser realizadas no Parque Capitão Ciríaco e Conjunto Manuel Julião

A Semana do Folclore será realizada com festejos em uma programação que inclui Caboclinho da Mata, Boto, Mãe da Mata e outros personagens da cultura amazônica. A Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil  (FGB) e Sesc vão promover atividades que acontecerão no Centro Cultural Thaumaturgo Filho, localizado no Conjunto Manuel Julião e no Parque Capitão Ciríaco, de quarta (20) à sexta-feira (22).

O público alvo constitui-se de alunos do Ensino Médio e Fundamental de escolas nas redondezas destes espaços culturais. As demais escolas que tiverem interesse em levar seus alunos devem entrar em contato com a coordenação do Parque Capitão Ciríaco, por meio do telefone: 32242503, e falar com Priscila Cordeiro. "De qualquer forma, os espaços estarão abertos para receber todo e qualquer interessado em conhecer e discutir o nosso folclore", explica Priscila, coordenadora do parque.

Programação – As atividades começam nesta quarta-feira, com alguns contos históricos sobre lendas e personagens de folclore da Amazônia, no Centro Cultural Thaumaturgo Filho, das 15h às 17horas. No espaço, ficará disponível uma exposição sobre o Folclore Acreano, produzida pelo Sesc. À noite, das 19h às 21horas, tem roda de conversa com a professora Robélia Fernandes, sobre seu livro "Boquinha da Noite", ainda no Thaumaturgo Filho.

Na quinta-feira, 21, os cinéfilos de plantão serão os contemplados. O Cinema no Parque, que acontece às 15horas no Parque Capitão Ciríaco, vai exibir filmes envolvidos com a temática folclórica.

A programação finaliza na sexta-feira, 22, com atividades no Parque Capitão Ciríaco. Das 8h às 11horas e das 14h às 18horas, fica disponível a exposição do Sesc sobre o Folclore Acreano. Durante o dia, haverá apresentações de quadrilhas, carimbó, capoeira e participação d´As Pastorinhas e do cordelista e repentista Cícero Franca, além de contação de histórias com Vanessa Oliveira e Renata Sales.

A data – O Dia do Folclore é comemorado no dia 22 de agosto. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. O conjunto de todas as tradições, lendas, crenças e mitos formam o folclore. Ele pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade, vestimenta, entre outros. Assim, o Folclore é um dos modos que um povo tem para compreender o mundo em que vive e conhecer a sua história.