Sema realiza planejamento da gestão das Unidades de Conservação Estadual

Planejamento de ações para 2017 (Foto: Angela Peres/Secom)
Planejamento de ações para 2017 (Foto: Angela Peres/Secom)

Desde o ano passado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) é responsável pela gestão das Unidades de Conservação (UCs) Estadual, que antes ficavam sob a custódia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, Indústria, Comércio e Serviços Sustentáveis (Sedens).

No Acre existem oito Unidades de Conservação Estadual, e uma nona, que está em processo de regulamentação. Com o propósito de promover a troca de experiência entre os gestores e realizar um planejamento de ações para 2017, a Sema promoveu nesta quinta e sexta-feira, 3 e 4, um workshop sobre a gestão dessas áreas.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, o planejamento integrado das unidades otimiza a gestão. “O encontro visa potencializar, nos próximos dois anos, o uso adequado dos produtos oriundos dessas unidades. Vale ressaltar que a maioria dessas áreas possui população residente, por isso o nosso olhar permeia a conservação das florestas, mas também o seu uso sustentável.”

Marky Brito, diretor de Florestas da Sema, observou que a gestão das UCs estão entre as mais eficientes da Amazônia. “No ano passado, saiu uma avaliação do Tribunal de Contas da União que apontou o Acre tem cuidado e feito um trabalho diferenciado nessa área.”

Áreas protegidas

(Foto: Sérgio Vale/Secom)
O Chandless é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Sistema Estadual de Áreas Naturais Protegidas do Acre (SEANP/AC) é composto pelo conjunto de UCs, estaduais e municipais. Há ainda as federais, como as Terras Indígenas, reservas legais e Áreas Preservação Permanente (APPs), que também estão inclusas no sistema.

O Acre possui 16.422.136 hectares, dos quais 7.774.440 são compostos por UCs, o que equivale a 47,3% do território acreano.

O Parque Estadual Chandless, as APAs Lago do Amapá e São Francisco, as florestas estaduais do Antimary, Gregório, Mogno, Liberdade e Área de Relevante Interesse Ecológico Japiim Pentecoste são geridas pela Sema, por meio Diretoria Executiva de Floresta e do Departamento de Áreas Protegidas e Biodiversidade.

“Aproximadamente metade do território acreano é composto por áreas protegidas, onde a Sema visa a conservação e uso sustentável pelos comunitários”, enfatizou a coordenadora do Departamento de Áreas Protegidas e Biodiversidade, Cristina Lacerda.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter