Oficina subsidia a elaboração de Plano de Desenvolvimento Comunitário no estado
Compartilhar conhecimento e construir junto uma política de apoio voltada para a realidade da comunidade. Esse é o principal objetivo da Oficina para elaboração de Planos de Desenvolvimento Comunitário (PDC), realizada no período de 16 a 18 de outubro, na comunidade Itaúba, localizada no município de Manoel Urbano, às margens do Rio Purus.
Durante a oficina, moradores da localidade levantaram os principais problemas enfrentados por eles e as possíveis soluções para assuntos referentes à educação, saúde, produção sustentável e fortalecimento institucional, visando a organização social da comunidade.
Além de técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), estiveram presentes na atividade técnicos da Fundação Amigos da Amazônia (Funaam) do município de Sena Madureira. Eles vão dar continuidade à realização destas oficinas para subsídio dos PDCs na BR-364, no trecho que compreende os municípios de Sena Madureira a Feijó.
"Com a realização desta oficina, a comunidade pôde expressar suas necessidades e expectativas para o desenvolvimento comunitário, além de possibilitar o seu envolvimento em todas as etapas do processo, ou seja, desde a elaboração do PDC à sua implementação", afirma o técnico da Sema, Adriano Santos.
Os PDCs são estratégias para implementação do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) e visam alcançar as comunidades mais isoladas do estado, aquelas que ainda não são aparadas por todas as estruturas de ações governamentais. Eles são apoiados pelo Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre (Proacre).