A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) promoveu uma palestra sobre monitoramento e queimadas ilegais e apresentou os produtos que a equipe desenvolve no Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental do Estado do Acre (Cigma). O tema foi conduzido pelo coordenador do escritório de gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA), Cláudio Cavalcante. Dentro da atividade promovida pela Sema, foram distribuídas aproximadamente 5 mil mudas frutíferas e florestais, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul (Semeia).
“Essa parceria com a prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Semeia, mostra o nosso objetivo de melhorar a vida do acreano. Aproximadamente 5 mil mudas serão distribuídas durante a Expoacre Juruá e em breve vamos apoiar o plano de arborização da cidade, a pedido do prefeito Iderlei Cordeiro”, explicou o secretário de Estado de Meio Ambiente Israel Milani. A secretária de Meio Ambiente do município de Cruzeiro do Sul (Semeia), Suzana Farias, participou da palestra e da distribuição das mudas.
![](https://www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2019/08/LRM_EXPORT_6453495076790_20190831_213351312-800x533.jpeg)
Na palestra, realizada no auditório Juruá, dentro da estrutura da Expoacre, os participantes puderam entender como acessar os dados disponíveis gratuitamente na internet. “Qualquer pessoa pode ter acesso às informações. O que a Sema faz, através da equipe do Cigma, é qualificar essas informações, fazendo os recortes que possam interessar tanto aos gestores quanto a população acreana”, argumentou Cláudio.
Os sites mais acessados para a coleta de informações para o monitoramento ambiental, segundo Cláudio, são o do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), da Agência Nacional de Águas (ANA), do Worldview e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
![](https://www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2019/08/LRM_EXPORT_6285045643135_20190831_212706597-800x533.jpeg)
O Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental do Estado do Acre é composto pela Sala de Situação, pela Unidade Central de Geoprocessamento do Estado do Acre (UCEGEO), pelo escritório de gestão do CAR/PRA e pela Divisão de Geoprocessamento (DIGEO) do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).