enfrentamento

Sema promove curso sobre impactos das mudanças climáticas nos recursos hídricos em municípios do Alto Acre

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com apoio da Agência Nacional de Água (ANA), em parceria com os institutos de Meio Ambiente do Acre (Imac) e de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), realizou cursos nos dias 5 e 6 de dezembro, em Xapuri, e 7 e 8 de dezembro, em Capixaba, com o tema Mudanças Climáticas: Cenários e Impactos sobre os Recursos Hídricos.

Realizado no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Xapuri, e no auditório da Igreja Batista, em Capixaba, a capacitação foi voltada para técnicos das instituições públicas que desenvolvem atividades relacionadas ao uso e à ocupação do solo, de meio ambiente, de recursos hídricos, instituições de ensino e pesquisa, e Câmara de Vereadores.

O curso Mudanças Climáticas: Cenários e Impactos sobre os Recursos Hídricos foi ministrado nos dias 5 e 6 de dezembro em Xapuri. Foto: cedida

A chefe da Divisão de Recursos Hídricos da Sema, Maria Antônia Zabala, que é mediadora do curso, destacou a relevância de ações como essa para ajudar no enfrentamento às mudanças climáticas.

“O objetivo maior desse curso é preparar as equipes técnicas dessas diversas instituições para que elas consigam realizar ações de prevenção, adaptação, e até amenizar os impactos dessas mudanças climáticas relacionadas à conservação das nossas águas, na verdade, relativas à segurança hídrica da população acreana”, afirmou.

As capacitações têm a intenção de promover uma mudança na cultura institucional e na atitude dos mais diversos mediadores públicos, visando minimizar as perdas humanas, sociais, ambientais e materiais resultantes dos eventos extremos cada vez mais rigorosos.

Os temas abordados na capacitação visam oportunizar a multiplicação de conhecimentos sobre ações de prevenção, adaptação e mitigação aos efeitos das alterações climáticas nos recursos hídricos.

Nos dias 7 e 8 de dezembro o curso foi ministrado em Capixaba. Foto: cedida

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Capixaba, Sandro Marcelo Melo, ressaltou que a Sema é a melhor parceira para ajudar os municípios. “Todo curso que vem para um município pequeno como o nosso é importante, porque proporcionam conhecimentos para que possamos ajudar o meio ambiente”, frisou.

A capacitação já foi realizada em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Feijó, Xapuri e Capixaba. Segundo a chefe da Divisão de Recursos Hídricos da Sema, a intenção é continuar essa ação no próximo ano e realizar o curso nos demais municípios.