Sema e Imac apresentaram Cine Verde na Expoacre Juruá com curta que conta jornada de tartaruguinha que luta contra a poluição e predadores

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) apresentaram, neste domingo, 4, último dia de Expoacre Juruá, o curta-metragem Hope. As sessões ocorrem pelo Cine Verde, mais uma estratégia de educação ambiental que sensibiliza, com apresentações de vídeos, a sociedade quanto à importância de cuidar e proteger o meio ambiente.

Sema e Imac apresentam Cine Verde no último dia da Expoacre Juruá. Foto: Caroline Félix/Sema.

As sessões ocorreram em três horários: às 18h, 20h e 22h. O curta contou a história da tartaruguinha recém-nascida, Aqua, que, em sua jornada, enfrenta obstáculos como poluição humana e diversos predadores. Com muita coragem ela supera os obstáculos e consegue chegar ao seu destino final. Pouco antes de entrar no mar, Aqua testemunha uma cena que muda sua vida, mas, corajosamente, ela supera e cresce como personagem.

Curta-metragem passou em diversos horários. Foto: Caroline Félix/Sena.

A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, explicou que essa é mais uma estratégia usada para passar conhecimentos e explicar sobre a importância da preservação e conservação do meio ambiente.

“Apresentar filmes educativos a crianças como parte das atividades de educação ambiental é importante, pois, no caso das crianças, elas respondem bem aos estímulos visuais. Os filmes podem contar histórias envolventes que ilustram os efeitos das ações humanas no meio ambiente, tanto as positivas quanto as negativas. Também mostram de forma didática como as mudanças climáticas, conservação e biodiversidade são importantes. Filmes podem fornecer exemplos concretos e visualmente atraentes que ajudam as crianças a compreender esses conceitos”, falou.

Filme da tartaruguinha chama a atenção no último dia da Expoacre Juruá. Foto: Caroline Félix/Sema.

Durante os cinco dias de feira o estande da Sema e Imac apresentou ações de educação ambiental com o Tapete Caminhando Pelo Acre, Jogos Ambientais, como o jogo da memória, e os óculos de realidade virtual, que levam os visitantes a fazerem uma imersão ao Rio Acre seco, durante o período de estiagem como forma de sensibilizar a população quanto à importância de se cuidar e de proteger o meio ambiental.

A Expoacre Juruá ocorre no município de Cruzeiro do Sul, na Arena do Juruá. Nesta última noite de feira ocorre o show de Manu Bahtidão.

Coordenadores da educação ambiental da Sema e Imac, João Raphael Gomes, e Lillian Braga. Foto: Caroline Félix/Sema.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter