SEMA e Corpo de Bombeiros fazem sobrevoos para monitorar e combater incêndios florestais

Ação do Governo do Estado intensifica a luta para a preservação ambiental com fiscalização reforçada na capital

dsc01559.jpg
dsc01588.jpg

Aeronave equipada realiza os sobrevoos de identificação de queimadas em uma ação da SEMA e Corpo de Bombeiros (Fotos: Beto Oliveira/Secom)

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente realiza uma ação conjunta com o Corpo de Bombeiros para o combate aos incêndios florestais que ocorrem nesse período do ano favorecidos pela época de baixa umidade relativa do ar. Agora, numa parceria também com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco e a Universidade Estadual de Viçosa, voos periódicos serão realizados para identificação e combate dos focos de calor.

Uma aeronave preparada para utilização de material fotográfico irá fazer sobrevoos no entorno de Rio Branco para localizar incêndios florestais. Assim, o Corpo de Bombeiros inicia um trabalho pró-ativo. Atualmente, os bombeiros têm recebido várias denúncias de focos de incêndios florestais. "Não vamos mais esperar as denúncias, vamos fazer sobrevoos para identificar os focos de calor, mapear e fazer um trabalho mais objetivo", explicou o Coronel Pires, da corporação.

Segundo o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Eufran Amaral, essa ação faz com que se tenha uma resposta mais rápida. "Ela nos permite localizar os focos de calor de forma aérea e acionar as equipes de campo para combate aos incêndios, além dos procedimentos da Sema, de multar os autores das queimadas ilegais".

Com essa ação, todos trabalham em conjunto e permitem uma maior eficiência contra crimes ambientais. O Corpo de Bombeiros já orientou as populações da área rural para não tocarem fogo nesse período de seca. "Pedimos para que eles não toquem fogo, pois nessas condições fica fácil de descontrolar e muito mais difícil de combatê-lo", afirma o Coronel Pires. O Corpo de Bombeiros também pede à população para que não realizem trotes de focos de incêndios inexistentes. Muitas denúncias estão sendo falsas, e as autoridades pedem a conscientização de todos, pois o que acontece é uma perca de tempo e recursos.

Para fazer denúncias de incêndios florestais, basta ligar para o Corpo de Bombeiros através do número 193.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter