A iniciativa é do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e busca melhorar a vida das crianças e adolescentes da região. Podem aderir ao Selo cerca de 800 municípios dos nove Estados da Amazônia Legal. O lançamento será em Assis Brasil, nesta sexta-feira, 25, às 14 horas. A iniciativa contribui para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e reduza as disparidades regionais, garantindo os direitos das crianças, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A metodologia prevê o desenvolvimento de ações de comunicação para o desenvolvimento e de mobilização social, treinamento de lideranças que apoiem o fortalecimento das políticas públicas, monitoramento de indicadores sociais, avaliação do desempenho, e atividades de participação social e certificação dos municípios que alcançam os melhores resultados e atividades de participação social.
O secretário de Desenvolvimento Social, Antonio Torres, afirmou que o Selo Unicef estabelece algumas metas e diretrizes para o desenvolvimento dos municípios acreanos. “O lançamento do Selo é uma das etapas da agenda Criança Amazônia e prevê que até 2016 as cidades certificadas realizem investimentos em áreas específicas, beneficiando diretamente as populações mais carentes e minimizando os problemas sociais”, disse.
O Selo é a principal contribuição do Unicef para a Agenda Criança Amazônia, compromisso assumido pelos governos federal, estaduais e municipais, sociedade civil, empresas e organismos internacionais. As inscrições podem ser feitas pelos prefeitos interessados até o dia 8 de novembro.