Seleção para vagas da Escola Acreana de Música entra na última fase

Os mediadores de ensino da Escola Acreana de Música estão na fase de execução das entrevistas e dos testes de aptidão, que será concluída nesta terça-feira, 5, dirigida aos 233 sorteados no processo seletivo para as vagas remanescentes dos cursos de musicalização infantil e formação continuada.

 

Muito ansiosa, Louise Ferreira participa da avaliação para o curso de musicalização infantil (Foto: Karen Aiache)

Muito ansiosa, Louise Ferreira participa da avaliação para o curso de musicalização infantil (Foto: Karen Aiache)

 

Para a estudante Mara Souza, significa que a corrida para a concretização de um sonho antigo começou. Quando criança, ela se expressava cantando na igreja. Agora, aos 21 anos de idade, planeja se profissionalizar como instrumentista.

Como faltou paciência dos familiares na hora de ensiná-la a manusear o violão, a moça acabou decidida a tentar outra fórmula. “Os únicos instrumentos que o edital exclui a necessidade de que você já saiba noções básicas são o clarinete e o violoncelo, que foi a minha escolha. A questão da sonoridade foi o que mais pesou. O som das cordas me agrada muito”, disse. Mara e os outros candidatos terão a resposta da admissão na sexta-feira, 8, data em que a lista de aprovados será divulgada no Diário Oficial do Estado.

Sabendo que o não comparecimento implica automaticamente na perda da vaga, Jakeline Maria e Louise Beatriz Ferreira, mãe e filha, chegaram ainda de manhã no primeiro dia de avaliação. “Procurei conhecer toda a rotina do local para saber como ela seria tratada aqui, da dinâmica até a questão de segurança. Sou diretora de uma escola e sei que devemos tomar certos cuidados quando trabalhamos com crianças. Procurei me certificar sobre a equipe e o espaço e vi que ambos estão mesmo preparados”, comenta. Agora é torcer e esperar. Caso dê certo, os pais avisam que a garotinha deverá ganhar uma flauta-doce para que possa treinar.

Entenda o processo

Os classificados para as vagas de musicalização, que compreendem crianças na faixa etária dos seis aos oito anos, passarão por uma entrevista e um teste de aptidão. Por meio de exercícios com os instrumentos, a avaliação ajudará a definir qual a predisposição do candidato para a música. No caso do curso de formação continuada, para maiores de 13 anos, o objetivo é conhecer o processo de desenvolvimento e a experiência de cada um.

No caso do período hábil para recurso, os interessados poderão fazê-lo até dois dias úteis após a publicação do resultado, sendo que o documento deverá referir-se à sua respectiva etapa. Caberá à Comissão do Processo Seletivo fazer o julgamento de cada caso. Em seguida, as matrículas estarão abertas de 13 a 15 de março na Escola Acreana de Música.

“Porém, vale ressaltar que não é válida a tentativa de troca de turno ou de instrumento e o não comparecimento na data da matrícula também é um item eliminatório. O curso ocorrerá, com oferta nos três turnos, duas vezes por semana”, explica Vângela Daniella, servidora da instituição.

{xtypo_rounded2}

Documentação obrigatória

– Fotos 3×4;

– Cópia de documento de identificação, como RG, CNH ou Certidão de Nascimento (para menores de idade);

– Declaração de escolaridade ou certificado de conclusão de curso;

– Comprovante de endereço.{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter