Os coordenadores dos núcleos de enfrentamento ao tráfico de pessoas se reuniram nesta terça-feira, 5 na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) para estabelecer o plano de ações nos municípios de Epitaciolândia, Cruzeiro do Sul, Assis Brasil e Rio Branco.
Com o foco inicial de construir um trabalho preventivo em locais de grande fluxo de pessoas, como aeroportos, rodoviárias e escolas, os núcleos de enfrentamento ao tráfico articularam os atendimentos às vítimas deste crime.
A representante do núcleo de Cruzeiro do Sul, Maria de Oliveira Clemente, afirma que o trabalho de enfrentamento ao tráfico, em seu município, estará interligado com as ações que estão sendo realizadas em todo o país.
“O início do nosso planejamento, além das mobilizações em locais estratégicos, está pactuado em desenvolver intensos trabalhos em campanhas como nos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, dia internacional da declaração dos direitos humanos, dia do combate à violência contra a mulher entre outras”.
Yvana Moura, coordenadora de Rio Branco declara que o grande desafio inicial dos núcleos de enfrentamento ao tráfico de pessoas está em fazer que as populações destes municípios conheçam e denunciem estas praticas criminosa.
“Com as ações dos núcleos nestes municípios, a população passa a contar com uma referência para denunciar estes crimes, um local especializado para atender estes casos” relata.
Qualquer esclarecimento ou denúncias sobre tráficos de pessoas podem ser feitos para a Sejudh, que está localizada na Rua Francisco Mangabeira, 33, Bosque, Telefone: (68) 3215-2310 ou disque 100.