Sejudh lança o edital do Prêmio Estadual em Direitos Humanos

Entidades e pessoas que desenvolvam ações em prol dos direitos humanos estão aptas a concorrer (Foto: Assessoria Sejudh)

Entidades e pessoas que desenvolvam ações em prol dos direitos humanos estão aptas a concorrer (Foto: Assessoria Sejudh)

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), lançou nesta quinta-feira, 7, no Casarão, o edital para o Prêmio Estadual de Direitos Humanos que reconhece entidades e pessoas que se destacaram na atuação, na defesa e promoção de programas e projetos ligados ao tema.

Ativistas dos movimentos sociais representando os segmentos de juventude, sindical, religioso, comunitário, cultural, mulheres, igualdade racial além de gestores públicos, secretários de Estado, conselheiros tutelares, entre outros, participaram da solenidade.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, declara a importância de premiar as entidades e pessoas que trabalham na causa dos direitos humanos e exaltou o papel fundamental que desenvolvem na sociedade.

“O valor desta premiação está na gratidão e na exaltação dos trabalhos realizados por essas pessoas, que estão sempre prontas para servir, doar e fazer o que é possível para defender alguma causa, ou alguém que precise de alguma assistência ou proteção” declara.

A presidente da Fundação Estadual de Cultura Elias Mansour (FEM), Francis Mary Lima, afirma que ter acesso à cultura e à liberdade de expressão é um dos direito humanos e convida toda a cadeia cultural de artistas e produtores para que possam apresentar suas ações para concorrer à premiação.

“Os artistas que utilizam a cultura como ferramenta de promoção de direitos humanos, que aproveitem essa oportunidade de apresentar seus projetos para visibilizá-los e serem reconhecidos”, destacou.

Concita Maia, secretária da Mulher, agradece o apoio do governador Tião Viana, que em seu governo tem fortalecido as políticas dos direitos humanos, em especial da mulher, no seu governo, possibilitando que os militantes dessas causas recebam o devido reconhecimento.

Germano Marino, presidente da Associação dos Homossexuais do Acre (AHAC), entidade que foi agraciada com o prêmio em 2012, comenta que o prêmio de diretos humanos serve de estímulo e força para continuar o enfrentamento contras as desigualdades que existem na sociedade.

O prêmio estadual de Direitos Humanos é organizado pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (CEDHC), que receberá as indicações até o dia 29 deste mês, na Sejudh, que fica na Rua Francisco Mangabeira, 33, bairro Bosque, fone: 3215-2310, pelo e-mail sejudh@ac.gov.br ou pelo blog do CEDH: http://cedhac.blogspot.com.br/preenchendo o formulário específico.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter